D. Francisco Senra Coelho elogia dinamismo do clero no recurso ao mundo digital, para acompanhar as comunidades

Évora, 07 abr 2020 (ECCLESIA) – O arcebispo de Évora sublinha na mensagem pascal enviada à Agência ECCLESIA que as instituições de solidariedade têm sido “muito importantes”, perante a emergência nacional provocada pela difusão do novo coronavírus.

D. Francisco Senra Coelho recordou o papel dos centros sociais paroquiais, as Santas Casas da Misericórdia e as fundações de inspiração cristã, considerando que têm sido “fulcrais” no acompanhamento das pessoas.

Devido à Covid-19, o Arcebispo de Évora realça que teve de transformar um espaço da casa onde vive em estúdio “para videoconferências”, com recurso aos “novos meios que a tecnologia permite” para acompanhar a realidade e colaborar neste tempo.

Na sua mensagem, D. Francisco Senra Coelho afirma que enviou uma carta aos padres da sua arquidiocese, pedindo-lhes que “acompanhassem o mais possível as comunidades através dos meios digitais”.

“Foi consolador ver um conjunto de iniciativas cheias de criatividade pastoral” onde a proximidade estava presente, frisou.

Nas sextas-feiras, o arcebispo de Évora tem celebrado com grande unidade “aos doentes, ao hospital de Évora e de Elvas e aos profissionais de saúde”.

Aos domingos, D. Francisco Senra Coelho faz um tempo de adoração ao Santíssimo Sacramento e reza as vésperas, “em comunhão com todas as comunidades”.

Estas experiências mostram “que os sinais são mais eloquentes que as palavras”, frisou.

As celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Évora vão decorrer na Igreja de São Francisco, com transmissão online.

Ao longo da Semana Santa, a ECCLESIA publica mensagens em vídeo dos bispos portugueses, com a colaboração dos serviços diocesanos, a respeito da celebração da Páscoa em tempos de pandemia.

LFS/OC

A Agência Ecclesia agradece às várias dioceses o envio da gravação das mensagens pascais

Évora: D. Francisco Senra Coelho abençoa diocese e cidade desde o terraço da igreja de São Francisco, no domingo de Páscoa

 

 

Partilhar:
Share