Padre Damião de Veuster recordado em Fátima

D. Serafim Ferreira e Silva recordou a vida e o testemunho heróico do Padre Damião de Veuster, canonizado este Domingo no Vaticano por Bento XVI. 

O Bispo Emérito de Leiria-Fátima, no Santuário de Fátima, chamou ao Pe Damião, sacerdote belga que dedicou a sua vida à assistência das pessoas com hanseníase (lepra) no Hawaii, o “gigante da freternidade”, ao serviço da Palavra de Deus.

“A Palavra de Deus convida-nos a ser coerentes e valentes até à heroicidade e à santidade”, afirmou D. Serafim Ferreira e Silva.

Este Domingo, numa eucaristia presidida pelo Papa, no Vaticano, foram canonizados, para além do Pe Damião de Veuster, o polaco Zygmunt Szczesny Felinski, fundador da Congregação das Irmãs Franciscanas da Família de Maria; a francesa Maria da Cruz, fundadora da Congregação das Irmãzinhas dos Pobres; e os espanhóis Rafael Arnaiz Baron, religioso da ordem trapista, considerado um dos grandes místicos do século XX, e Francisco Coll y Guitart, fundador da Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciação de Nossa Senhora. 

Em Fátima, participaram nesta Eucaristia dominical internacional celebrada no Recinto de Oração alguns milhares de peregrinos, entre os quais um elevado número que caminhou a pé até Fátima.

Segundo o Santuário de Fátima, estiveram 30 grupos de peregrinos oriundos de 15 diferentes países presentes na Eucaristia.

Quanto à Peregrinação Aniversária de Outubro, nos dias 12 e 13, a abertura oficial decorre esta Segunda-feira, dia 12, pelas 18:30, na Capelinha das Aparições.

Mais de uma centena de grupos de peregrinos está inscrita para participar na Missa Internacional da manhã do dia 13, que será presidida por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa.

Redacção/Santuário de Fátima

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top