Conclusão da geminação entre o Santuário de Cristo Rei e o Santuário de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

Esta Segunda-feira, dia 12 de Outubro, por ocasião do 78.º aniversário da inauguração do Santuário de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é concluída a Geminação com o Santuário de Cristo Rei, em Almada. A cerimónia terá lugar pelas 15h00, no Monte do Corcovado, junto à imagem de Cristo Redentor.

A celebração religiosa será presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro e concelebrada pelo Bispo de Setúbal e os respectivos Reitores dos Santuários.

Na cerimónia religiosa será assinado o documento final da Geminação. Depois das palavras proferidas pelo Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, o Reitor do Santuário de Cristo Rei entregará ao Reitor do Santuário de Cristo Redentor uma réplica em bronze da imagem de Cristo Rei.

Neste dia o Consulado Português no Rio de Janeiro fará uma recepção, no Palácio de São Clemente, à comitiva portuguesa, Arcebispo e Bispos Auxiliares do Rio de Janeiro e outros convidados civis e religiosos.

No dia 13 de Outubro, é inaugurada a 1ª fase da réplica da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima, na cidade do Rio de Janeiro, que é a primeira no mundo.

Para esta cerimónia também foram convidados o Bispo de Setúbal e o Reitor do Santuário de Cristo Rei.

História

Em 1934, quando o então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, visitou a cidade do Rio de Janeiro, ao ver a imponente imagem que se erguia no Corcovado, dedica a Cristo Redentor, nasceu no seu coração o desejo de fazer semelhante obra na capital de Portugal. A ideia é apresentada em 1936 ao Apostolado da Oração, que a acolhe entusiasmadamente, sendo aprovada como projecto nacional, por todos os bispos portugueses em 1937.

Devido à ligação histórica entre o Santuário português e o Santuário brasileiro, o Reitor de Cristo Rei apresentou ao Reitor de Cristo Redentor a sugestão de uma geminação entre estes dois locais de culto.

O pedido foi aceite e ratificado por D. Gilberto Canavarro dos Reis, Bispo de Setúbal e D. Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

A 17 de Maio de 2009, na celebração do Quinquagésimo Aniversário do Santuário de Cristo Rei, é assinada a primeira parte da Geminação entre os dois Santuários, com a presença dos dois Reitores e respectivos Prelados.

Redacção/Santuário de Cristo Rei

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top