Novidades na «Rota das Catedrais»

Secretário de Estado da Cultura e directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja sublinham importância do projecto

Elísio Summavielle, Secretário de Estado da Cultura revelou que as primeiras obras do projecto «Rota das Catedrais», fruto de uma parceria entre a Igreja Católica e o executivo, podem começar “já em 2011”.

“As primeiras obras deste projecto poderão começar já em 2011. Está em curso um sistema nacional de conservação preventiva – uma forma de, com pouco investimento, se garantir a conservação dos monumentos no futuro”, refere este responsável, em texto escrito para o semanário Agência ECCLESIA.

Também a directora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja (SNBCI), Sandra Costa Saldanha, fala em evolução no projecto, nascido formalmente em Junho de 2009.

“Até ao final de 2010 e em colaboração com as Direcções Regionais de Cultura serão elaborados os projectos. Um trabalho moroso, mas de extrema importância para que em Janeiro de 2011 – quando as candidaturas abrirem – tudo entrar e ser encarrilado”, revela.

Sandra Costa Saldanha adianta também que “a Rota das Catedrais já tem logótipo, que será anunciado brevemente, e o site do projecto será inaugurado em Janeiro do próximo ano”.

Resultante de um protocolo de cooperação entre o Estado Português, através do Ministério da Cultura, e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a Rota das Catedrais  pretende constituir uma operação integrada de requalificação das catedrais portuguesas, tendo em vista a sua integração numa dinâmica de projecção cultural (e turística).

Esta iniciativa envolve Catedrais em todo o país, incluindo, a partir de hoje, a Sé Velha de Coimbra.

Para Elísio Summavielle, “o projecto Rota das Catedrais é, essencialmente, estruturante e valorizador, por tudo quanto representa em expressão, e reconhecimento da presença da Igreja Católica na Cultura Portuguesa, e como boa prática de cooperação entre o Estado e a Igreja”.

Para além das questões puramente disciplinares e patrimoniais, acrescenta o Secretário de Estado da Cultura, “também há que atender aos interesses culturais, sociais e turísticos”.

“As pessoas, hoje, procuram a diferença num turismo com novas componentes, de rede, de temas, pelo que existe, na sua projecção, fruição e sustentabilidade económica, um grande potencial de realização, na base de uma estratégia partilhada”, acrescenta.

Neste contexto, Sandra Costa Saldanha destaca o “apoio muito importante do Instituto de Turismo da Portugal”.

“Para além de um roteiro por cada Catedral, far-se-á também uma publicação monográfica em três línguas”, refere, em entrevista à Agência ECCLESIA.

A directora do SNBCI revela, por outro lado, que já se encontra agendada a exposição «Rota das Catedrais».

A iniciativa vai decorrer em Lamego, no Museu diocesano, dos finais do mês de Abril até ao mês de Julho.

“A exposição pretende ilustrar as Catedrais de Portugal e contará com uma peça de cada uma delas. O comissário científico já escolheu todas as peças”, adianta.

Por último, Sandra Costa Saldanha refere que de 7 a 9 de Abril de 2011, em Faro, vai decorrer o Congresso Internacional da Rota das Catedrais, juntando vários especialistas das mais diversas nacionalidades. 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top