Natal: Exposição «O Menino» envolve alunos, famílias e professores de escolas públicas

Agrupamento de Pedras Salgadas inaugura mostra com 150 peças em material tradicional de Trás-os-Montes

Pedras Salgadas, Vila Real, 13 dez 2011 (Ecclesia) – O Agrupamento de Escolas de Pedras Salgadas, no nordeste transmontano, inaugura hoje a exposição “O Menino”, alusiva ao nascimento de Jesus, com cerca de 150 peças em material tradicional da região.

Os trabalhos foram feitos “em contexto familiar”, explicou à Agência ECCLESIA o diretor do Agrupamento, Nelson Rodrigues, que destacou a “grande adesão” por parte da centena e meia de alunos do primeiro ciclo (até ao 4.º ano), a quem se dirige a iniciativa.

As peças foram feitas com “materiais ligados à agricultura e artesanato de Trás-os-Montes”, como milho, pinhas e granito, já que Pedras Salgadas “tem uma grande exploração e transformação” desta rocha, adiantou o responsável.

O professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da diocese de Vila Real destacou a “imaginação das famílias” ao escolherem materiais improváveis, e obrigatoriamente recicláveis, como cera, sabão, metal, papel, embalagens, arame e rede.

À entrada da escola está um presépio de ferro fundido em tamanho real que é “motivo de admiração e elogio da comunidade” de Pedras Salgadas, 450 km a nordeste de Lisboa, referiu o diretor do Agrupamento que abrange 460 alunos do pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade.

“Penso que no Norte está muito enraizada a tradição do Natal e as pessoas vivem-na com uma grande expressão de fé e empenho”, disse o docente, sublinhando que a inscrição na disciplina de EMRC ultrapassa os 98% de estudantes que frequentam os três ciclos do ensino obrigatório.

O docente elogiou o envolvimento dos professores na montagem da exposição e salientou que o presidente da Câmara Municipal visita a mostra “sempre que possível”, o mesmo acontecendo aos responsáveis pelas juntas de freguesia.

“O Agrupamento tem tido a preocupação de desenvolver os valores humanos, e uma das nossas bandeiras é a solidariedade”, apontou Nelson Rodrigues, dando como exemplo a recolha de alimentos para famílias necessitadas que está a decorrer no recinto onde a mostra está patente.

Esta sexta-feira o Agrupamento organiza um sarau solidário no cineteatro da sede do concelho, Vila Pouca de Aguiar, onde se fará novo convite à doação de géneros alimentares.

A terceira exposição natalícia das escolas de Pedras Salgadas – as duas primeiras foram dedicadas à árvore de Natal e ao presépio – pode ser visitada pelos alunos e seus familiares até ao fim da próxima semana, estando aberta ao público em geral na quinta-feira, das 20h00 às 23h00.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top