Não existe uma verdadeira Psicologia da Educação

Jornadas de Pedagogia reflectem o papel da escola e da família na formação prestada pelos colégios da Companhia de Jesus A formação dos professores ainda está a dar os primeiros passos e “não existe uma verdadeira Psicologia da Educação”, defendeu o director da Faculdade de Filosofia, Alfredo Dinis, nas Jornadas de Pedagogia, que se realizaram a 27 de Outubro de 2007, ao longo do dia, na Aula Magna da Faculdade. Subordinado ao tema ‘Escola e Família: o desafio de uma formação integral’, o encontro de professores da Faculdade de Filosofia e docentes dos três colégios jesuítas do país – Colégio das Caldinhas, em Sto Tirso; Colégio da Imaculada Conceição, em Coimbra; Colégio de São João de Brito, em Lisboa – pretendeu reflectir sobre o papel da escola, da família e da fé na formação intelectual e humana dos seus alunos. O P. António Vaz Pinto, na sua intervenção ‘Fé, escola e família’, exultou os professores a gostarem de ser educadores: “é o trabalho mais nobre”, explica, “embora muitas vezes seja um trabalho quase invisível”. Numa intervenção intitulada ‘Afectos’, a psicóloga do Colégio de São João de Brito, Fátima Perloiro, apontou “a família e as escolas como componentes importantes no desenvolvimento afectivo e social dos alunos”. A Faculdade de Filosofia, dirigida pela Companhia de Jesus e primeira Faculdade a integrar a Universidade Católica Portuguesa, mostrou-se disponível na pessoa do seu director, Alfredo Dinis, a colaborar futuramente com os colégios da Companhia de Jesus na valorização da formação intelectual e social dos seus alunos, e na promoção dos valores da fé cristã. Nas Jornadas de Pedagogia teve também lugar a apresentação do livro Repensar a escola hoje: o contributo dos jesuítas. Um volume que reúne as actas do ‘I Congresso Internacional de Pedagogia: o contributo dos jesuítas, que teve lugar na Faculdade de Filosofia em Novembro do ano passado.

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