Música: «Missa Brevis» para o Ano da Fé

Músico português João Gil apresentou músicas compostas a partir de textos litúrgicos em latim

Lisboa, 25 out 2012 (Ecclesia) – O músico português João Gil apresentou esta quinta-feira em Lisboa a sua ‘missa brevis’ [missa breve] e acredita que, nos momentos atuais, através da música pode dar às pessoas “alguma luz, esperança e espiritualidade”.

O projeto – com músicas compostas a partir de textos litúrgicos em latim que nascem no Ano da Fé, convocado pelo Papa – conta com o apoio da Rádio Renascença (RR) e foi apresentado na igreja de São Roque, Largo da Misericórdia, em Lisboa.

Em declarações à ECCLESIA, o padre João Aguiar, presidente do Conselho de Gerência da Renascença realça que esta «Missa Brevis» é uma forma de “intervir no Ano da Fé pelo lado da cultura e da música”.

Ao ouvir as músicas, o responsável  percebeu que havia “arte e um desafio à oração e, também, um momento de desafiar outros”.

O padre João Aguiar Campos afirma que “é sempre adequado chamar os artistas a manifestarem, da forma que lhes é própria, a sua fé ou sua busca de sentido”.

A «Missa Brevis» de João Gil pelos «Cantate» conta com a participação do cantor Luís Represas, Manuel Rebelo (voz), Manuel Paulo (piano) e Diana Vinagre (violoncelo).

Através deste projeto, João Gil acredita que pode “aliviar alguma pressão e tornar a vida mais leve e rica”.

Ao fazer referência ao idioma em que compôs, o mentor do projeto frisou que “através do latim” está a “aproximar os povos e a criar um patamar de entendimento ao nível global”.

Para o cantor Luis Represas foi “fácil entrar no idioma” por causa da proximidade cultural.

O disco é uma edição da Genius y Meios, empresa do grupo r/com – renascença comunicação multimédia, e vai estar disponível partir de 2 de novembro, com um custo de 11 Euros.

PTE/OC/LFS

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top