Maputo, 30 set 2021 (Ecclesia) – O cardeal moçambicano Alexandre Maria dos Santos faleceu esta quarta-feira, “vítima de doença”, informou o arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio.

“A irmã morte o chama na idade de 103 anos. Rogamos a Deus que lhe acolha na sua morada santa”, refere um comunicado divulgado online pelo responsável católico.

D. Alexandre Maria dos Santos era natural de Zavala, província de Inhambane; foi ordenado padre em 1953 e bispo em 1975, assumindo a Diocese de Maputo, onde se manteve até 2003; em 1988, São João Paulo II criou-o cardeal, tendo desempenhado um papel de relevo nos processos de pacificação em Moçambique.

O seu funeral será no dia 7 de outubro, às 09h00, na Catedral de Maputo.

“Ao terminar a sua peregrinação aqui na terra, queremos agradecer a Deus pelo dom que foi o Cardeal Dom Alexandre José Maria Dos Santos para a Igreja Católica e para toda a sociedade moçambicana”, escreve D. Francisco Chimoio.

O Papa enviou uma mensagem de consolências aos “familiares em luto e a quantos, sobretudo na Arquidiocese de Maputo, beneficiaram do serviço deste pastor”.

“Ao Senhor, que o guiou em toda a sua existência, confio este incansável servidor do Evangelho e da Igreja pedindo que o acolha na Jerusalém do céu, para onde convido a erguer seus corações os participantes na liturgia exequial por Dom Alexandre, à qual me associo em espírito, concedendo aos presentes e a quantos choram pela sua morte o conforto da bênção apostólica”, refere o texto divulgado esta sexta-feira pelo Vaticano.

LFS/OC

Notícia atualizada às 13h25 de 01.10.2021

Partilhar:
Share