Milão: Faleceu o cardeal Carlo Maria Martini

Milão, Itália, 31 ago 2012 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Milão anunciou ao início da tarde de hoje a morte do cardeal Carlo Maria Martini, de 85 anos, após um agravamento do seu estado de saúde.

O atual arcebispo de Milão, cardeal Angelo Scola, pedia esta manhã “orações especiais, expressões de afeto e de proximidade neste momento delicado” para o antigo responsável pela diocese italiana, que sofria da doença de Parkinson.

Segundo o vice-diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, o Papa foi informado na noite de quinta-feira e estava a acompanhar a situação de perto, com a sua oração.

D. Carlo Maria Martini, jesuíta, foi arcebispo de Milão entre 1980 e 2002, tendo depois passado alguns anos em Jerusalém antes de regressar à Itália, em 2008.

A Rádio Vaticano recorda o último encontro entre Bento XVI e o “amigo jesuíta” no dia 2 de junho, à margem da viagem papal a Milão para o 7.º Encontro Mundial das Famílias.

Na reunião, em privado, o cardeal Martini admitiu que se vive “um momento muito difícil para a Igreja”.

Carlo Maria Martini, especialista no estudo da Bíblia, foi reitor da Universidade Pontifícia Gregoriana, em Roma, após ter dirigido o Instituto Pontifício Bíblico, tendo sido o único católico a integrar o comité ecuménico internacional que preparou a nova edição grega do Novo Testamento, como destaca a biografia oficial disponibilizada pelo Vaticano.

Foi eleito por João Paulo II para liderar a Arquidiocese de Milão, a 29 de dezembro de 1979, e ordenado bispo a 6 de janeiro do ano seguinte, no Vaticano; o mesmo Papa polaco criou-o cardeal em fevereiro de 1983.

Entre as iniciativas que levou a cabo nesta diocese destacaram-se a ‘Escola da Palavra’, para aproximar os leigos da Bíblia, e a ‘Cátedra dos não crentes’, uma série de encontros para pessoas “em busca da verdade”.

Entre 1987 e 1993 foi presidente do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE).

O cardeal italiano recebeu o prémio Príncipe das Astúrias em Ciências Sociais no dia 27 de outubro de 2000.

D. Carlo Maria Martini foi autor de vários livros sobre temas bíblicos e de espiritualidade, para além da obra ‘Em Que Crê Quem Não Crê?’, um colóquio, através de cartas, com o autor e intelectual italiano Umberto Eco.

A última obra assinada pelo cardeal, ‘Il Vescovo’ (o bispo), deixa como conselho aos responsáveis pelas dioceses que apostem “na formação interior, no gosto e no fascínio pela Sagrada Escritura”, apresentando as “motivações positivas” do “agir segundo o Evangelho”. 

OC

Notícia atualizada às 15h48

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top