Ao Ordinariato Castrense
Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança

Acabámos de viver os dias da Paixão — nos quais celebrámos os dramas da vida —, traduzidos num léxico muito conforme com a nossa missão enquanto Forças Armadas e Forças da Segurança, num léxico que nos é muito familiar. Palavras ou expressões como “sacrifício”, “morte”, “dar a vida”, “espada”, “uma lança trespassou”… são disso exemplo evidente.

Eis-nos, agora, chegados ao ápice radiante da Ressurreição de Jesus Cristo, que ilumina com um novo e derradeiro sentido o drama da sua Paixão e o abismo da sua Morte aparentemente absurda. A Ressurreição não é só mais uma etapa alcançada na dramática parábola existencial de Jesus. É o cume de Luz que irradia significado e valor, aclarando todos os momentos da sua existência, até mesmo os mais obscuros instantes de traição, abandono e solidão, dando assim a cada crente a mais definitiva razão da sua fé num Deus justo e compassivo, misericordioso e bom.

Faço votos, caros Militares, Guardas, Agentes de Segurança, Militarizados e Civis, deste Ordinariato, para que a Ressurreição seja o horizonte de sentido e a habitação da nossa vida e da nossa Missão. Tal como Cristo viveu e operou para a Ressurreição, também nós não existimos em função da guerra ou da violência, mas em função da vida, da paz e da segurança.

É a força resplandecente da Ressurreição que projeta a vida humana sobre o futuro absoluto, onde nenhuma lágrima poderá vingar. É a força fulgurante da Ressurreição que seduz e dá sentido à vocação dos Militares e Agentes de Segurança.

Acreditamos que Cristo venceu a morte e, sobre este glorioso triunfo fundamos e construímos a nossa certeza de que o bem vence o mal; de que o amor vence o ódio; de que a paz é mais forte do que a guerra.

Sobre o esplendor da Ressurreição, que destronou as trevas da morte, alicerçamos a nossa certeza de que estamos a colaborar na construção de um mundo mais justo e mais seguro.

Sobre a deslumbrante Ressurreição, edificamos a confiança e a esperança, de que a humanidade tanto carece, num amanhã transfigurado.

Votos de Santa e Feliz Páscoa na alegria de Cristo Ressuscitado.

+Rui Valério

Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança

Partilhar:
Share