Media: Serviço Nacional de Acólitos online

http://www.acolitos.liturgia.pt

No passado dia 1 de maio, celebrou-se no Santuário de Fátima a já habitual peregrinação nacional de acólitos, este ano adotando o tema que o próprio santuário propõe neste ano pastoral aos seus peregrinos e visitantes: “Quereis oferecer-vos a Deus?”. Assim, esta semana propomos uma visita ao sítio virtual do serviço nacional de acólitos (SNA).

Ao digitarmos o endereço www.acolitos.liturgia.pt encontramos um espaço simples, com conteúdos bem distribuídos e de fácil acesso. Na página principal dispomos dos habituais destaques, de um calendário com os próximos eventos e ainda uma ligação para a página deste serviço na rede social, facebook. Em “estatutos”, podemos ler o documento aprovado pela comissão episcopal da liturgia que rege o SNA. Em “delegados”, ficamos a conhecer a estrutura nacional bem como quem são as pessoas que por todo o país são responsáveis por este setor.

Em maio de 2009, “na peregrinação nacional de acólitos, foi solenemente proclamado como patrono dos acólitos Portugueses o Beato Francisco Marto”, caso pretenda saber quais as razões desta proclamação, basta clicar em “padroeiro”. Em “curso”, podemos aceder ao documento “publicado no boletim de Pastoral Litúrgica e preparado pelo P. Dr. José de Leão Cordeiro”, que é o atual manual de formação base para acólitos. Se pretende saber os preceitos litúrgicos pelos quais os acólitos se devem reger, aceda a “normas”.

Uma forma interessante de percebermos a evolução da já referida peregrinação anual é acedendo ao item “peregrinação”. Aí encontramos um registo fotográfico de todos os encontros anuais desde 2006, bem como a exposição dos trabalhos dos dois últimos anos.

Em “bibliografia”, dispomos de um conjunto de publicações sugeridas, tendo como pano de fundo o acólito. Na opção “vocabulário”, vamos ao encontro do léxico relacionado com este ministro litúrgico que serve o presidente e o altar. Por último em “oração”, acedemos à oração de consagração a Nossa Senhora, às introduções meditadas nos últimos terços rezados nas peregrinações anuais e ainda a algumas informações de índole mais prática.

Fica então a sugestão de visita a um espaço virtual que apesar de não ser o último grito da moda em termos estéticos, congrega em si tudo aquilo que podemos saber sobre o serviço nacional de acólitos.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top