Fátima, 27 nov 2021 (Ecclesia) – O jornal «Voz de Fátima», jornal oficial daquele santuário mariano, está a celeberar o seu centenário, até 13 de outubro de 2022, e hoje vai ser inaugurada uma exposição mural, nas alamedas que ladeiam o Recinto de Oração.

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinha, divulgou o programa comemorativo da celebração do centenário do Jornal «Voz da Fátima», que se publica ininterruptamente desde 13 de outubro de 1922, e este sábado é inaugurada uma exposição mural com as primeiras páginas das edições do primeiro ano do jornal.

Esta exposição, nas alamedas que ladeiam o Recinto de Oração, procura também “trazer algumas das páginas que contém temas marcantes da vida deste Santuário ao longo dos cem anos do jornal”, referiu.

O jornal passa de 12 para 16 páginas com o selo comemorativo do centenário, que acompanhará todas as edições até outubro de 2022 e vai ter com mais opinião dos leitores, do Movimento da Mensagem de Fátima e dos jovens através de uma colaboração mensal de escolas.

Em abril de 2022, o encontro “O Mundo visto de Fátima – Jornadas de Comunicação no contexto do centenário do Jornal Voz da Fátima”, reunirá especialistas da academia e responsáveis da imprensa de inspiração cristã, que refletirão sobre o papel do jornalismo católico na construção do Portugal moderno.

Em junho, a edição será inteiramente dedicada aos mais novos, que sempre tiveram uma presença efetiva no jornal com a rubrica “Fátima dos pequeninos”, esta edição terá a particularidade de ser escrita, editada e publicada por crianças.

Finalmente, para encerrar o centenário, será dada à estampa uma publicação científica sobre o jornal, com o contributo de investigadores de diferentes universidades portuguesas, que terá a coordenação do Diretor do Departamento de Estudos do Santuário, serviço que contribuirá também com alguns textos produzidos pelos seus investigadores.

O primeiro número da ‘Voz da Fátima’ foi dado à estampa a 13 de outubro de 1922 e até hoje o jornal nunca sofreu qualquer interrupção na sua publicação mensal.

Atualmente, tem uma tiragem de 62 mil exemplares e, desde 2005, a Voz da Fátima está disponível na página on-line do Santuário em www.fatima.pt.

LFS

Partilhar:
Share