Jornadas de Comunicação, iniciativa do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e da Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal, decorrem a 26 e 27 de setembro

Lisboa, 17 set 2019 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais e a Rede Mundial de Oração do Papa em Portugal vão promover, a 26 e 27 de setembro, as Jornadas de Comunicação 2019, sobre “O impacto da imagem”, com destaque para o Instagram.

“Decididamente a imagem é o grande veículo de comunicação muito mais do que o conteúdo; É o que usam mais nas redes sociais, e a preferida pelos jovens atualmente é o Instagram, é depois, a partir dai, que se passa a uma fase posterior do conteúdo”, disse o diretor da Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) em Portugal.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o padre António Valério explica que “é importante” iniciar a reflexão por aquilo que é “a porta de entrada ou o modo de receção dos jovens” daquilo que querem “comunicar, e transmitir é a imagem”.

Também a diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), organismo da Igreja Católica em Portugal, realça que a escolha do tema para as jornadas se centra no que “as pessoas sentem como mais atual, necessário”.

‘O impacto da imagem’ é o tema do encontro que decorre entre as 11h00, do próximo dia 26 de setembro, até às 17h00 do dia seguinte, na Domus Carmeli, em Fátima.

Depois da sessão de abertura, a jornada prossegue com a conferência ‘Imagem – Um canal de comunicação com o homem da era digital’, com o secretário do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé, monsenhor Lucio Adrian Ruiz.

“Quando estávamos à procura dos convidados falamos do Instagram do Papa, que tem impacto mundial, e, nessa sequência, pensamos trazer a experiência da comunicação que se está a produzir em Roma e chega ao mundo inteiro”, explicou Isabel Figueiredo.

O diretor da RMOP-Portugal, que colabora no projeto ‘O vídeo do Papa’, destaca que Francisco “tem sido uma inspiração”.

“Toda a imagem do Papa Francisco inaugura um modo de comunicar que estas jornadas podem ajudar a perceber: O modo mais humano da relação, não propriamente tanto o conteúdo”, desenvolveu o padre António Valério.

A diretora do SNCS explica que os convidados “são completamente diferentes na sua vida e experiência”, como no painel ‘Comunicar um evento, um produto, uma pessoa’, com o responsável da comunicação do Rock in Rio, a responsável de RP e Marketing de Influência da L’Oréal Grande Consumo e o Youtuber “Conguito”, que é também locutor na Rádio Mega Hits.

O padre António Valério acrescenta que “vai ser interessante” ver como se comunica e na instituição passar “estes conceitos para a prática, para as necessidades” que têm.

O sacerdote da Companhia de Jesus assinala que “a grande preocupação” das jornadas de comunicação é serem uma “possibilidade de formação e encontro dos comunicadores católicos”.

Do programa destacam-se também dois workshops, um com a designer de comunicação da RMOP e outro com dois jornalistas da Agência Ecclesia, e a oportunidade de conhecer a comunicação dos projetos ‘Juvenil 2.0’ (Salesianos), ‘Laboratório da Fé’ (Arquidiocese de Braga) e a ‘Missão País’ no Instagram.

“Queremos saber como é que atualmente se comunica e ter esta oportunidade de estarmos todos juntos, aprendermos, refletirmos e fazermos qualquer coisa, produzirmos conteúdos e é o grande desafio destas jornadas”, desenvolveu Isabel Figueiredo.

A diretora do SNCS assinala que as jornadas são para “todas as pessoas que sintam que a questão da comunicação mexe com elas”.

O programa das Jornadas de Comunicação 2019, o formulário para inscrição, a mensagem do presidente da Comissão Episcopal Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais e os contactos dos organizadores estão disponíveis em www.ecclesia.pt/jornadas2019.

HM/CB/OC

 

 

Partilhar:
Share