Media: Igreja Católica apresenta Dia Mundial das Comunicações Sociais

Encontro com jornalistas vai decorrer no Mosteiro de Santa Maria das Monjas Dominicanas, em Lisboa

Lisboa, 10 mai 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica convida os jornalistas portugueses para um encontro destinado à apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais 2012, sobre o tema ‘Silêncio e palavra: caminho de evangelização’, que se realiza hoje.

A apresentação da mensagem de Bento XVI vai decorrer às 17h30, no Mosteiro de Santa Maria das Monjas Dominicanas, em Lisboa, com a presença do jornalista Henrique Monteiro, diretor da Editorial Impresa, e da irmã Maria Albertina, clarissa do Mosteiro de São José, Vila das Aves.

O encontro vai ser introduzido por D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, com moderação do cónego João Aguiar Campos, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, organismo que promove a iniciativa.

A mensagem de Bento XVI para o 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra a 20 de maio, sublinha que a Igreja Católica deve “olhar com interesse” para o mundo da internet e promover “uma espécie de ‘ecossistema’” mediático capaz de equilibrar “silêncio, palavra, imagens e sons”.

“Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório”, escreve o Papa.

O documento convida os responsáveis católicos a analisarem “as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual” a encontrar “espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus”.

“Na sua essencialidade, breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo bíblico – podem exprimir pensamentos profundos”, indica o Papa, numa alusão à prática já implementada por leigos, sacerdotes, bispos e cardeais na rede social ‘Twitter’.

Bento XVI observa que no silêncio “se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam” e que daí deriva “uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e à capacidade de escuta”.

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única do género a ser instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto ‘Inter Mirifica’, 1963).

A Agência ECCLESIA dedica o dossier central do seu mais recente semanário ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, com comentários à mensagem do Papa e testemunhos de quem, na sua profissão, tem de conjugar o binómio silêncio-palavra que domina a celebração deste ano.

A sessão de apresentação do 46.º Dia Mundial das Comunicações Sociais pode ser seguida na internet através das redes sociais Twitter e Facebook

Os textos alusivos ao assunto publicados na página da Agência ECCLESIA no Twitter, sistema de difusão de mensagens até 140 carateres, vão ter o marcador #JornadaCom2012.

O marcador (conhecido por “hashtag”) foi criado com o objetivo de classificar as mensagens por categorias, ajudando os utilizadores a encontrar o que foi escrito sobre determinado assunto.

 OC/RJM

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