Encontro Ibérico decorre em Lisboa

Lisboa, 07 jun 2021 (Ecclesia) – As Comissões Episcopais que coordenam o setor das Comunicações Sociais em Portugal e Espanha, na Igreja Católica, promovem entre hoje e quarta-feira um Encontro Ibérico, que aborda dos desafios da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa.

“As expectativas crescentes em Portugal para acolher jovens de todo o mundo e a preparação do maior evento católico destinado à juventude, por um lado, e, por outro, a experiência e o impacto que Espanha pode testemunhar por ter organizado duas JMJ (em Santiago de Compostela, em 1989, e em Madrid, em 2011) serão argumentos que vão estimular o debate entre as duas delegações presentes neste encontro”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O encontro, na capital portuguesa, é apresentado como “uma oportunidade de diálogo entre bispos dos dois países sobre temas relevantes para Portugal e Espanha”.

A iniciativa termina com a celebração de uma Eucaristia na igreja do Parque das Nações, na quarta-feira, pelas 12h00.

Os presidentes das Comissões Episcopais de Comunicação de Portugal e Espanha, D. João Lavrador e D. José Manuel Lorca, respetivamente, estarão disponíveis para prestar declarações à comunicação social, após o fim do encontro.

O Conselho Nacional de Juventude de Espanha reuniu-se, entre 2 e 4 de junho, no Mosteiro Real de Santa Maria de Guadalupe, em Cáceres, e dedicou uma manhã à preparação da JMJ Lisboa 2023.

A escolha de Lisboa como primeira cidade portuguesa a acolher uma edição internacional da JMJ aconteceu há dois anos, no dia 27 de janeiro de 2019, no Panamá.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

OC

Partilhar:
Share