Madeira: «Lobo Marinho» deu boleia à Imagem Peregrina de Nossa Senhora para Porto Santo

Visita ao arquipélago termina este domingo

Funchal, 02 mar 2016 (Ecclesia) – A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima embarcou hoje de manhã a bordo do ferry ‘Lobo Marinho’ em direção à ilha do Porto Santo, prosseguindo a visita à Diocese do Funchal que termina este domingo.

A imagem vai estar entre hoje e amanhã no Porto Santo e a Diocese do Funchal preparou um programa onde se destacam as procissões, celebrações, exposição do Santíssimo Sacramento e confissões, a Oração do Terço.

Nesta passagem também está prevista a visita a lares, escolas, infantários, bem como, aos bombeiros voluntários e à base da Força Aérea.

Às 18h00, desta quinta-feira, a imagem peregrina regressa à Ilha da Madeira, onde os arciprestados a têm acolhido de forma “festiva, e particular veneração”, com chegada prevista para as 21h00, dirige-se para o Paço Episcopal.

“Os programas celebrativos nas comunidades paroquiais têm registado a participação de milhares de fiéis, faça sol ou chuva, seja nas eucaristias, nas procissões de velas, na celebração do sacramento da penitência e da unção dos doentes”, assinala a Diocese do Funchal.

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita todas as periferias mesmo “locais ou instituições que requerem especiais cuidados", como o Estabelecimento Prisional do Funchal (EPF) onde esteve nesta segunda-feira.

O bispo do Funchal, que participou nesta visita, apelou “à fé e à oração”, a partir, por exemplo, do que aprenderam na catequese e tenham “mais esperança quanto à situação atual”.

“As experiências negativas não se repitam. É preciso aprender com erros, mas opte-se por novos caminhos para um futuro melhor”, incentivou D. António Carrilho, que também explicou, em traços gerais” os motivos da visita da Imagem Peregrina às dioceses portuguesas.

Entre 12 de outubro de 2009 a 13 de maio de 2010, ao longo de sete meses, a imagem peregrina visitou a Diocese do Funchal e entre alguns reclusos havia "uma memória viva" desta passagem, destaca a diocese.

“Mais cem reclusos acolheram a Imagem Peregrina, juntamente com os guardas e outros funcionários e depois de uma pequena procissão à volta do Estabelecimento, no Polivalente, rezaram a oração do terço em conjunto”, revelou o capelão prisional.

O padre Toni Sousa que destacou o ambiente de "grande emoção" disse que “não esperava tanta adesão”: “Sentiu-se que estas pessoas têm Nossa Senhora no coração, e vivenciaram a mensagem de esperança trazida pela Virgem.”

Segundo o programa da Diocese do Funchal, este domingo a Missa de despedida da Imagem Peregrina está marcada para as 16h00, na Sé do Funchal, de onde parte para o aeroporto às 17h30.

Este périplo da Imagem Peregrina às 20 dioceses portuguesas, até maio, insere-se na preparação do centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos na Cova da Iria, em 2017.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top