Machico reuniu centenas de participantes na I Peregrinação da Bênção dos Capacetes

Machico, Madeira, 21 set 2026 (Ecclesia) – O bispo do Funchal presidiu este domingo à I Peregrinação da Bênção dos Capacetes da Madeira, alertando as centenas de motociclistas presentes que a proteção divina exige responsabilidade individual na condução.
“O facto de Ele caminhar connosco não significa que Ele nos livre dos nossos disparates”, assinalou D. Nuno Brás durante a homilia da Eucaristia.
O prelado advertiu frontalmente que quem “anda a 200 quilómetros por hora na via rápida” não deve depois “vir queixar-se de Deus”.
A iniciativa madeirense decorreu em simultâneo com as celebrações no Santuário de Fátima e nos Açores, marcando a estreia da região autónoma nesta peregrinação nacional conjunta.
O bispo do Funchal recorreu às estradas como metáfora para a caminhada cristã, sublinhando que a fé consiste numa viagem acompanhada.
“Este gosto de percorrer caminhos, bem pode ser uma imagem da nossa vida, da nossa vida de seres humanos e da nossa vida de cristãos”, indicou, numa intervenção divulgada pelo Jornal da Madeira.
D. Nuno Brás exortou a comunidade motard a assumir publicamente a sua dimensão crente em todos os momentos e deslocações diárias.
“Caminhamos em cima das motos, mas queremos caminhar com Cristo e esta celebração de hoje é disso testemunho”, indicou.
O responsável católico recorreu à parábola evangélica dos trabalhadores da vinha para assinalar que Deus lança o seu apelo de salvação em qualquer etapa da existência humana, recusando a exclusividade para “trabalhadores especializados”.
“Quem quer que tu sejas, novo ou mais velho, sempre o Senhor te convida para estares com Ele, para viveres com Ele”, explicou.

Nuno Sousa, presidente do Clube de Motards da Madeira, assumiu que o encontro constitui também uma oportunidade vital para examinar os comportamentos no asfalto.
“Juntamos tanto a nossa fé como também aquele momento de reflexão sobre o que nós fazemos no dia-a-dia na estrada, sobre o que aconteceu, o que acontece, o que vai acontecer”, afirmou o responsável à comunicação social local.
O dirigente associativo deixou um apelo dramático à prevenção rodoviária na ilha, recordando o falecimento de uma pessoa num acidente de moto na véspera do encontro.
“Tem havido muito acidente, tem havido muita morte”, lamentou Nuno Sousa, alertando que a prudência exige estar atento “ao que os outros condutores na estrada fazem”.
A cerimónia encerrou-se com o rito formal da bênção e a oração comunitária, junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
“Pedimos verdadeiramente a bênção do Senhor, não apenas para hoje, mas para sempre”, concluiu D. Nuno Brás.
OC
