Madeira: Bispo do Funchal exorta participantes da Vigília Pascal a confiar em Deus

«Não duvides: Aquele que morreu e ressuscitou por ti e pelo mundo inteiro tem igualmente poder para te dar a Sua Vida» – D. Nuno Brás

Foto: Agência ECCLESIA/PR

Madeira, Funchal, 30 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo do Funchal encorajou os diocesanos a acreditar e a confiar em Deus, na vigília pascal, a que presidiu na noite deste Sábado Santo, na Sé diocesana.

“Como hesita ainda a tua fé, se por ti, por tua causa, Deus realizou tudo isto? Como dúvidas que te possa salvar e oferecer a participação da sua glória? Aquele que por ti sofreu a morte de cruz e ressuscitou glorioso? ‘Muito mais incrível’, diz Santo Agostinho, ‘é o que já se realizou: Deus morreu pelos homens’”, disse D. Nuno Brás, na homilia enviada à Agência ECCLESIA.

“Não duvides: Aquele que morreu e ressuscitou por ti e pelo mundo inteiro tem igualmente poder para te dar a Sua Vida”

O bispo diocesano refletiu sobre o que é dado a celebrar na vigília pascal, e o porquê de a celebração acontecer de noite, com velas acesas e vozes a cantar Aleluia.

“Como discípulos de Jesus, também nós nos reunimos em comunidade, à espera daquela noite gloriosa em que terminará para todos este exílio terrestre, e nos será dado contemplar o rosto do Pai”, explicou D. Nuno Brás.

Segundo o bispo, cada um tem “a esperança na ressurreição e na felicidade eterna que é partilhar a vida de Deus”.

“Vigiamos, porque essa é a atitude do cristão: de olhos abertos, fixados no horizonte, aguardando a chegada definitiva do Senhor, procurando a madrugada – não já aquela da ressurreição de Jesus, mas a da ressurreição de todo o universo”, destacou.

Quanto às velas acesas, D. Nuno Brás esclarece que se devem “à escuridão deste mundo” que “foi já rasgada pela luz gloriosa de Jesus que venceu a morte” e, com o seu Espírito, ilumina cada um no peregrinar.

“Vigiamos de velas acesas porque esse é o estado do nosso coração, da nossa vida, da nossa fé. Uma luz rasgou as trevas da noite, e iluminou a nossa vida: a luz de Cristo vitorioso que, ressurgido das cadeias da morte, vem à nossa procura, para nos tomar consigo e nos conduzir à glória”, salientou.

Para o bispo, este é “um final demasiado grandioso para tão pobre vida”, como é a de cada um dos cristãos.

“E facilmente duvidamos. É demasiado bom para ser verdade para nós. Porventura, poderá ser verdade para os santos, mas jamais para um pecador inveterado e hesitante”, referiu.

No final da homilia, D. Nuno Brás deixou um apelo: “Nesta noite santa de Páscoa, quando ressoam os hinos que anunciam uma vez mais a ressurreição do Senhor, não hesites na fé, não diminua a tua esperança, nem fique tíbia a tua caridade”.

A Vigília Pascal assinala a noite mais importante do calendário católico, celebrando a Ressurreição de Jesus.

LJ

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top