Lisboa: Patriarcado quer uma Igreja mais activa

Conselho Pastoral Diocesano deixa apelo a uma maior intervenção social dos cristãos

O Conselho Pastoral Diocesano do Patriarcado de Lisboa considera ser necessário “fomentar uma formação na área política de uma maior intervenção social dos cristãos”.

“Há a necessidade de se procurar uma presença mais activa nos espaços públicos e privados; havendo uma mudança rápida na sociedade é cada vez maior a necessidade de se aprofundarem as relações”, assinala este órgão consultivo.

O alerta é deixado no comunicado final do encontro, presidido pelo Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo, que se concluiu com a Eucaristia do 40.º aniversário da dedicação da igreja do Sagrado Coração de Jesus.

Segundo o documento, “existe uma excessiva cultura dos direitos – reivindicação dos direitos; existe também maior separação entre estratos sociais – ricos e pobres”.

Os membros do Conselho sublinham que a Igreja se deve conhecer “de forma concreta e no meio onde vive” tendo em atenção “o individualismo urbano e materialismo prático, e, consequentemente a necessidade espiritual das pessoas”.

O comunicado aponta o dedo à “dependência da internet e de outras realidades virtuais”, que “vão dando um conjunto de novos valores ou contra-valores”.

Neste contexto, o Conselho Pastoral Diocesano apela a “um reforço da utilização das novas plataformas sociais dos média e das redes virtuais” por parte da Igreja.

O encontro fez uma avaliação do recente Ano Sacerdotal, sublinhando que “houve grande criatividade pastoral para que os cristãos se sentissem mais próximos da formação sacerdotal”.

O Conselho Pastoral Diocesano do Patriarcado de Lisboa é um organismo constituído por fiéis em plena comunhão com a Igreja – Clérigos, membros dos Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica e princi­palmente Leigos –, com a finalidade genérica de, sob a autoridade do Patriarca de Lisboa, investigar e examinar o que respeita às actividades pastorais da Diocese e propor resoluções de natureza prática, de tal maneira que se promova a conformidade da vida e acção do Povo de Deus com o Evangelho.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top