Lisboa: Patriarca vai coordenar debate alargado sobre o Sínodo diocesano

Análise ao segundo guião preparatório ligará em «conferência online» as localidades de Alenquer, Nova Oeiras, Parque das Nações e Peniche

Lisboa, 21 jan 2015 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa, no âmbito do Sínodo Diocesano previsto para 2016, vai realizar hoje um encontro de análise ao segundo guião de leitura integrado na preparação do projeto.

Numa nota publicada através da internet, a diocese lisboeta adianta que a reunião vai ser “presidida pelo patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente”, a partir das 21h30, e poder ser acompanhada em simultâneo em “quatro locais diferentes: Alenquer, Nova Oeiras, Parque das Nações e Peniche”.

“Cada local vai estar ligado em conferência online e existe a possibilidade de todos participarem na discussão”, acrescenta o site do Patriarcado.

O segundo guião preparatório do Sínodo Diocesano de Lisboa é dedicado à “crise do compromisso comunitário”.

Quem quiser tomar parte na reflexão, que tem como lema “Sínodo para todos”, basta dirigir-se ao auditório Damião de Góis, em Alenquer, ao auditório Stella Maris, em Peniche, ao Colégio Pedro Arrupe, no Parque das Nações em Lisboa, e ao auditório paroquial de Nova Oeiras.

 A transmissão online do evento vai estar a cargo do site do Patriarcado de Lisboa e do canal de youtube da diocese.

Apresentado pelo patriarca de Lisboa durante o dia da Igreja Diocesana, em Junho de 2014, o Sínodo pretende ajudar a impulsionar na diocese o “sonho missionário” da Igreja Católica em “chegar a todos”, algo que foi partilhado pelo Papa Francisco na exortação apostólica “A alegria do Evangelho”.

Previsto para novembro de 2016, o evento vai marcar ainda a celebração dos 300 anos da qualificação patriarcal de Lisboa, conferida devido ao “seu esforço missionário”, conforme esclareceu na altura D. Manuel Clemente.

PL/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top