Missa nos Jerónimos marca «despedida» do Ordinariato Castrense

Foto: Agência ECCLESIA/JCP

Lisboa, 12 abr 2018 (Ecclesia) – Os militares e elementos das Forças de Segurança vão prestar homenagem a D. Manuel Linda, bispo do Porto, esta sexta-feira, numa celebração na Igreja de Santa Maria de Belém, em Lisboa.

A celebração no Mosteiro dos Jerónimos, marcada para as 11h00, vai contar com a presença do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, almirante António da Silva Ribeiro, e os chefes dos três ramos das Forças Armadas (Força Aérea, Marinha e Exército), disse à Agência ECCLESIA o padre José Ilídio, vigário-geral do Ordinariato Castrense.

O diretor nacional PSP e comandante geral da GNR, tal como os padres do Ordinariato Castrense, também vão marcar presença.

D. Manuel Linda, até agora responsável pelo Ordinariato Castrense, foi nomeado bispo do Porto pelo Papa Francisco, no último dia 15 de abril, para suceder a D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017.

A entrada solene na diocese nortenha acontece este domingo, pelas 16h00, no dia em que D. Manuel Linda completa 62 anos de idade.

No último dia 3 de abril, o novo bispo do Porto foi condecorado pelo Ministério da Defesa pelos “relevantes serviços” exercidos ao serviço das comunidades católicas das Forças Armadas e de Segurança.

Durante a cerimónia da entrega da Medalha da Defesa Nacional, o ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, destacou um homem de “serenidade culta e afável”, que “num cargo por definição de tempo curto e limitado” colocou mãos à obra “como se o seu tempo não tivesse fim”.

“Do que se trata agora é de ver como é que foi exercida a função. E eu acho que ela foi exercida de modo exemplar, foi exercida com serenidade, sem medo de aqui e ali ir lançando mensagens que evidentemente tínhamos de ouvir, e foi exercida numa dimensão de tolerância relativamente ao fenómeno religioso em geral, e não apenas relativamente àqueles que são católicos, que deve ser profundamente destacada”, reforçou em declarações à Agência ECCLESIA.

D. Manuel Linda foi nomeado responsável pelo Ordinariato Castrense em 2013, sucedendo a D. Januário Torgal Ferreira.

Na hora de passar o testemunho, D. Manuel Linda agradeceu os sinais de apreço e reconhecimento que tem recebido, por parte de todos os ramos das Forças Armadas e de Segurança.

Homens e mulheres que são, segundo o responsável católico, “portadores de uma tal formação e consciência de serviço, que constituem sem qualquer sombra de dúvida uma das mais altas e eloquentes reservas morais da nação”.

O responsável adiantou, aquando da sua nomeação, que, a pedido do Papa, vai continuar a exercer funções de “administrador apostólico” do Ordinariato Castrense, até à nomeação do futuro bispo.

LFS/OC

Partilhar:
Share