Bispo da diocese nortenha faleceu a 11 de setembro de 2017

D. António Francisco dos Santos

Porto, 12 abr 2018 (Ecclesia) – Os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram hoje a construção de uma nova ponte sobre o rio Douro, que se vai chamar «D. António Francisco dos Santos», bispo da diocese nortenha que faleceu a 11 de setembro de 2017.

O anúncio foi feito pelos presidentes das câmaras do Porto, Rui Moreira, e de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, no Laboratório Edgar Cardoso.

A travessia vai unir os dois concelhos entre Oliveira do Douro, em Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.

D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto, faleceu aos 69 anos, na Casa Episcopal da diocese, devido a uma complicação cardíaca.

O prelado tinha sido nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.

D. António Francisco dos Santos foi ainda bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.

O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Após os estudos no seminário da sua diocese, licenciou-se em Filosofia na ‘École Pratique de Hautes Études Sociales’, com mestrado no Instituto Católico de Paris, onde obteve ainda o diploma de Sociologia Religiosa.

Durante os estudos em Paris, foi membro da equipa sacerdotal da Paróquia de São João Batista de Neuilly-sur-Seine, assumindo a responsabilidade pastoral da comunidade portuguesa.

João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.

O sucessor de D. António Francisco dos Santos, como bispo do Porto, é D. Manuel Linda, cuja entrada solene na diocese está marcada para este domingo, pelas 16h00.

PR/OC

Ponte "D. António Francisco dos Santos"

Partilhar:
Share