Foto Arlindo Homem

Lisboa, 25 out 2021 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa inicia hoje a fase diocesana do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, às 19h00, na celebração de dedicação da Sé.

«Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão» é o tema do processo sinodal para toda a Igreja, convocado pelo Papa Francisco e, em Lisboa, a fase diocesana vai iniciar “com a escolha de coordenadores locais” disse o cónego Rui Pedro Carvalho, coordenador diocesano do processo sinodal, ao jornal ‘Voz da Verdade’.

“Estamos a constituir uma equipa diocesana e vamos depois pedir aos párocos que nomeiem um coordenador local, da comunidade paroquial ou de outras realidades eclesiais, para criar uma rede de responsáveis locais para agilizar o processo sinodal”, avança o cónego Rui Pedro.

O objetivo, explica o sacerdote, é “fomentar os grupos de partilha, fazer a recolha das respostas e enviá-las para o secretariado diocesano”, mas também “fazer uma rede que não sirva apenas para este Sínodo, mas que fique para eventuais processos sinodais”.

“O objetivo deste Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade não é propriamente chegar a um documento, mas trabalhar a sinodalidade na vida da Igreja”, acrescenta.

A segunda etapa passa pela formação destes responsáveis locais e a terceira etapa da fase diocesana passa “pelas reuniões nas comunidades locais, em grupos pequenos, de seis, sete, oito pessoas, com base nas perguntas que vêm no Vademecum”, lê-se

LFS

 

Partilhar:
Share