«Família faz bem a todos, quer à Igreja, quer à sociedade» – D. Manuel Clemente (c/vídeo)

Lisboa, 16 jun 2019 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa convidou as comunidades católicas a participar no Dia Diocesano da Família, que decorre hoje, na Quinta das Conchas, procurando realçar “o papel missionário de cada família”.

“A Igreja é uma família de famílias, e é na família de cada um que aprendemos a viver nesta grande família que é a Igreja”, afirmou D. Manuel Clemente.

Na mensagem-vídeo enviada à Agência ECCLESIA, o cardeal português destaca que a família cristã, que “nasce no sacramento do matrimónio”, tem uma “graça especial” que é preciso “ler, celebrar, dar graças por ela” porque “faz bem a todos, quer à Igreja, quer à sociedade”.

‘Família: Lugar de Encontro com Deus’ é o tema da 6.ª edição da Festa da Família, que vai realizar-se entre as 10h00 e as 17h30, no Parque Quinta das Conchas, em Lisboa.

“Nesse domingo vamos ter muito presente todas as nossas famílias e, com certeza, contar com muitas delas”, acrescentou D. Manuel Clemente.

Neste contexto, lembrou que “nessa grande reunião festiva” vão homenagear os casais que “fazem datas redondas” do seu matrimónio, a partir dos 10 anos, 25, 50 e “todos os anos por ai adiante”, que “graças a Deus os há”.

“Terão ocasião de com a bênção que recebem serem ainda mais impulsionados, a ser na Igreja e na sociedade esse sinal bonito do amor de Deus”, explicou o cardeal-patriarca.

D. Manuel Clemente recordou que a Igreja Católica em Portugal está a viver um Ano Missionário e “é bom realçar o papel missionário de cada família”.

“Recebem a missão de serem no mundo testemunhas do amor de Deus que é vivido e convivido em cada núcleo matrimonial e familiar. Depois também se expande à sua volta fazendo com que a sociedade viva mais familiarmente”, desenvolveu.

Anteriormente, numa mensagem escrita, o cardeal-patriarca de Lisboa tinha explicado que vão também viver a Liturgia como “lugar de encontro com Deus e com os outros, sendo em cada família que esse encontro começa a acontecer, juntando gerações, sonhos e experiências compartilhadas”.

A Pastoral Familiar do Patriarcado está a organizar uma ‘Feira Familiar’, entre as 11h00 e as 14h00, com cerca de 20 stands, de vários movimentos e associações desta área, vai ser possível participar em vários percursos, a partir das 14h00, atuam a fadista Cuca Roseta e o grupo familiar ‘Figo Maduro’ e os casais jubilares vão testemunhar, antes de D. Manuel Clemente falar aos casais (15h30) e da Eucaristia, às 16h00.

CB/OC

Partilhar:
Share