Lisboa: Cardeal-patriarca elogia dedicação dos catequistas

Encontro diocesano reuniu centenas de responsáveis

Lisboa, 27 mar 2017 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa elogiou este domingo a “dedicação” dos catequistas num encontro diocesano que levou centenas de responsáveis ao Externato da Luz, para refletir sobre os desafios da "catequese hoje perante a família”.

D. Manuel Clemente, que presidiu à Missa conclusiva do evento, falou num encontro “muito significativo”, saudando a “dedicação e abnegação” dos cerca de 7 mil catequistas da diocese.

Apresentando-se como “primeiro catequista” da diocese, o patriarca de Lisboa manifestou a sua satisfação com a presença de mais de 700 catequistas neste encontro, que decorreu pelo segundo ano consecutivo, e afirmou que a luz de Cristo faz a “diferença” na vida pessoal e social.

Nesse sentido, deixou votos de que os encontros catequéticos sejam “luminosos” e apresentem a mensagem cristão como “histórias de vida, de encontro iluminador” e não “lendas”.

Já no final da Missa, concelebrada por D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa, e vários sacerdotes, D. Manuel Clemente agradeceu o trabalho desenvolvido pelos catequistas.

“Neste ramo, não há desemprego”, gracejou.

A iniciativa começou com uma conferência de José Eduardo Borges de Pinho, docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) subordinada ao tema ‘A família e a Educação da Fé’.

Ainda durante a manhã os catequistas participaram ateliês de formação sobre temas como a catequese familiar, a pastoral matrimonial ou o papel dos avós na transmissão da fé.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top