Lisboa: Bento XVI elogia D. José Policarpo

Papa enviou mensagem para a celebração dos 50 anos de sacerdócio do cardeal-patriarca

Lisboa, 15 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI dirigiu uma mensagem ao cardeal-patriarca de Lisboa, assinalando os 50 anos de ordenação sacerdotal de D. José Policarpo que hoje se celebram e deixando elogios à sua ação na Igreja e na sociedade portuguesas.

“Conhecemos bem, venerável irmão, terem sido estes anos distinguidos pela sólida doutrina, pelo conhecimento preciso da disciplina eclesiástica, pelo intenso labor na ilustre Sé de Lisboa. Nela começara a manifestar-se os recursos, largamente difundidos, das tuas virtudes sacerdotais e episcopais”, refere a missiva, lida esta tarde no Mosteiro dos Jerónimos, durante uma missa evocativa do aniversário, enviada à Agência ECCLESIA.

Bento XVI acrescenta que “tais recursos foram também oportunamente transmitidos a todo o país, enquanto presidente da Conferência Episcopal Portuguesa”.

“Desde o momento em que o nosso antecessor, venerável servo de Deus Paulo VI, te quis bispo auxiliar de Lisboa [1978], agiste com múltiplas forças para que esta comunidade fruísse de benefícios mais abundantes, e depois recebeste-a, primeiro como coadjutor [1997] e mais tarde para a governares de pleno direito [1998], pois o beato João Paulo II julgou-te seres aí mais útil como dispensador das riquezas de Cristo e fiel ministro da Igreja”, assinala o Papa.

“Nem queremos omitir o que costumas fazer nos Dicastérios Romanos, relatado justamente no Colégio dos Cardeais”, acrescenta.

A mensagem alude à “feliz recordação” da ordenação sacerdotal de D. José Policarpo: “Pedimos principalmente ao próprio Divino Pastor que seja para ti remunerador generoso dos teus méritos e igualmente sustentáculo do teu trabalho”.

“Nós na verdade, com o maior afeto e relação fraterna, damos-te em primeiro lugar a ti, venerável irmão, a bênção apostólica e a estendemos para que seja comunicada a toda a tua comunidade”, conclui Bento XVI.

O cardeal celebrou hoje os seus 50 anos de padre numa missa que contava com a presença de mais de 2000 jovens que a diocese leva às Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid.

A eucaristia, no Mosteiro dos Jerónimos, é considerada o ponto alto das comemorações do jubileu sacerdotal do patriarca de Lisboa, de 75 anos de idade, que se iniciaram em março deste ano.

No final da celebração, D. José Policarpo mostrou-se satisfeito pelo “gesto tão amigável” do Papa, sobre o qual não “tinha pensado”.

“Aquilo que conheço do Santo Padre e a minha relação pessoal com ele, aquilo que tem sido a minha vida de comunhão com os Papas, também não me levava a não esperar” a carta hoje tornada pública e com data de 3 de agosto.

o cardeal-patriarca foi questionado pelos jornalistas sobre as palavras de Bento XVI e se as mesmas o faziam sentir-se com “mais força para continuar”.

“Claro. Até ele querer, até Deus querer”, respondeu.

José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do distrito de Leiria e patriarcado de Lisboa.

Padre desde 15 de agosto de 1961, foi ordenado bispo em 1978 e é patriarca de Lisboa desde 1998, após a morte de D. António Ribeiro.

D. José Policarpo foi criado cardeal por João Paulo II em 2001 e participou no conclave de abril de 2005 que elegeu Bento XVI.

OC

Notícia atualizada às 22h53

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top