Foto D.R

Leiria, 11 set 2020 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima apresenta hoje os projetos para Catequese Familiar e Escola Paroquial de Pais, num encontro de formação, às 21h00, no Centro Pastoral Diocesano (Seminário de Leiria).

“No atual contexto de pandemia, estes projetos poderão ajudar as paróquias a estruturar uma alternativa à catequese apenas presencial dos catequizandos, envolvendo mais as famílias no processo da vivência e transmissão da fé aos mais novos”, assinala o diretor do Serviço Diocesano da Catequese de Leiria-Fátima.

O padre José Henrique convida os párocos, catequistas, pais e outros agentes de pastoral para que “possam conhecer melhor” esta proposta que “procura envolver as famílias na dinâmica das catequeses das crianças”.

O sacerdote explica que a ‘Catequese Familiar’ reformula a iniciação cristã das crianças, “saindo do esquema escolar, envolvendo os pais e valorizando o domingo”.

“É um itinerário estruturado por etapas, entre os meses de outubro a julho) e cada etapa articulada em quatro semanas, em casa no diálogo em família, na paróquia num encontro de pais e no “domingo em família”, num encontro de pais/catequese das crianças.

O diretor do Serviço Diocesano da Catequese de Leiria-Fátima destaca que a ‘Escola Paroquial de Pais’ é um projeto, acessível e prático, inspirado num modelo de catequese de adultos, “especialmente direcionado para os pais que pedem a educação cristã dos seus filhos”.

“Nasce da necessidade sentida, por catequistas e famílias, de aproximação e colaboração mútua, favorecendo as competências educativas dos pais e outros familiares. Para cada ano da infância, estão preparados 6 encontros de formação para os pais (publicados pelo SNEC em dois volumes), a realizar ao longo do ano pelo catequista que acompanha o grupo ou outro animador paroquial”, desenvolve o padre José Henrique sobre a ‘Escola Paroquial de Pais’.

A informação publicada no sítio online da Diocese de Leiria-Fátima adianta que para participar neste “serão” – às 21h00, desta sexta-feira, no Centro Pastoral Diocesano (Seminário de Leiria).

CB

Partilhar:
Share