Leiria: Escuteiros propõem cinco «novos caminhos» para Fátima

«Maria’s Way» surge no contexto do centenário das aparições

Leiria, 09 mar 2016 (Ecclesia) – A Junta Regional de Leiria, do Corpo Nacional de Escutas, vai testar o ‘Maria's Way’, um projeto novo que pretende “identificar e mapear” caminhos para o Santuário de Fátima, no contexto do centenário das aparições.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Junta Regional de Leiria informa que vão ser testados cinco percursos que “ainda estão em fase de planeamento”, este sábado e domingo, inseridos na Peregrinação Diocesana de Leiria-Fátima.

Este teste vai ser, posteriormente, “alargado a todos” os escuteiros de Portugal pela peregrinação nacional do Corpo Nacional de Escutas.

O ‘Maria's Way’ é uma proposta de itinerários de “aproximação” ao Santuário de Fátima, a partir de vários locais da diocese, “identificados, mapeados, e com sugestões de oração e reflexão” centrados na Mensagem mariana da Cova da Iria, e adequadas ao caminho.

A Junta Regional de Leiria explica que as cinco áreas pedagógicas – conjuntos de agrupamentos da Região – Norte, Nordeste, Centro, Sudeste e Sul foram desafiadas a criar um itinerário desde um local próximo da sua área e o Santuário de Fátima, “percursos de cerca de 45 aos 20 quilómetros”.

Os itinerários propõem também atividades, enriquecimento cultural, visitas, e outras indicações relevantes, bem como indicações práticas de locais de dormida, refeições.

“Cada caminho proposto inclui vários pontos de início, para distâncias diversas, e indicações de transportes públicos para lá chegar”, acrescenta ainda o comunicado.

Este projeto, em português ‘Caminho de Maria’, é um dos contributos do escutismo de Leiria para as celebrações do centenário das Aparições de Fátima, que se assinalam em 2017.

Neste contexto, a Junta Regional de Leiria prevê que os caminhos estejam prontos “a tempo da Peregrinação Internacional Aniversária” de maio, do próximo ano.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top