Foto: Diocese de Leiria-Fátima

Leiria, 05 nov 2021 (Ecclesia) – A Diocese de Leiria-Fátima propõe para hoje uma vigília de oração diocesana, sob a presidência do seu bispo, D. António Marto, às 21h00, na igreja do seminário, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A Igreja Católica em Portugal está a celebrar a sua Semana anual dos Seminários, até 7 de novembro, com o tema ‘para estarem com Ele e para os enviar a proclamar’, inspirado numa passagem do Evangelho de São Marcos.

Para além da vigília são propostas também catequeses para adolescentes; oração do Rosário; Eucaristias dominicais ou feriais com referência ao tema na homilia a partir da mensagem, oração universal e oração pelos Seminários; e peditório a favor do Seminário no domingo 7 de novembro.

Para ajudar as comunidades “a dar atenção a esta semana, estão a ser distribuídos os cartazes e pagelas com a oração”.

Semana de Oração pelos Seminários de 2021 tem como frase inspiradora a citação do evangelho segundo S. Marcos «Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a proclamar».

«A referência ao Evangelho, sempre decisiva em todos os aspetos da vida cristã e da ação pastoral da Igreja, ajuda-nos a olhar para a realidade dos seminários como um tempo e um espaço para que aquele que é chamado à vocação presbiteral esteja com Cristo, aprofunde a sua intimidade com Ele, faça caminho com Ele, para depois se enviado a proclamar a boa nova e servir os seus irmãos. O estar com Jesus aparece como condição prévia e indispensável para o envio em missão.» (D. António Augusto Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios.

LFS

Partilhar:
Share