Lisboa, 02 out 2018 (Ecclesia) – Os Salesianos Cooperadores da Província Portuguesa estiveram reunidos no seu terceiro congresso provincial que se centrou na sua “vocação” que é o “caminho de santidade”.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a coordenadora provincial explica que os Salesianos Cooperadores têm necessidade de um “aprofundamento da sua vocação como resposta cristã credível no mundo de hoje”.

Maria José Barroso informa que o congresso corresponde “a uma exigência do Projeto de Vida Apostólica dos Salesianos Cooperadores”, teve na agenda o novo ano pastoral que começa “enriquecido” pelo Sínodo dos Bispos sobre os jovens, de 3 a 28 de outubro, pelo apelo à santidade da Exortação Apostólica ‘Gaudete et exsultate’, e pelo capítulo provincial dos Salesianos de Dom Bosco, entre 27 e 29 de dezembro e os dias 15 e 17 de abril de 2019.

Do programa destaca-se a participação do provincial dos Salesiano de Dom Bosco em Portugal, o padre José Aníbal Mendonça, que apresentou o tema do encontro e presidiu à Eucaristia de encerramento.

Os participantes refletiram também sobre ‘o Centro local, Comunidade de referência do Salesianos Cooperadores’ e “a importância do Congresso Provincial na vida associativa da Província”.

A responsável nacional destacou a adesão ao encontro da Família Salesiana (FS) onde cerca de 86 salesianos cooperadores, delegados e delegadas locais, representaram 16 dos 20 centros locais da Província Portuguesa.

Também estiveram presentes o conselheiro Mundial dos Salesianos Cooperadores para a Região Ibérica, Raúl Fernández, e o delegado Regional da FS para a Região Ibérica dos Salesianos de Dom Bosco e a delegada das Filhas de Maria Auxiliadora, respetivamente, o padre Luís Fernando Alvarez e a irmã Isabel Perez.

O 3.º congresso teve como tema ‘A vocação do Salesiano Cooperador, caminho de santidade, a 22 de setembro, na Casa de Nossa Senhora das Dores, em Fátima.

O Salesiano Cooperador responde a uma verdadeira “vocação”, aberta a toda e qualquer condição cultural e social, e foram fundados por São João Bosco que criou os Salesianos consagrados, em 1859, e a Associação dos Cooperadores Salesianos, em 1876, que em Portugal estão presentes em quase todas as obras dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora.

CB/PR

Partilhar:
Share