Lisboa, 18 mai 2020 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC) e a Associação Casa Velha estão a dinamizar a iniciativa ‘On the way’, que recorda a viagem de Laura Marques e Madalena Meneses de Ourém até Roma, pelo quinto aniversário da ‘Laudato Si’.

Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, a FEC contextualiza que Laura Marques e Madalena Meneses inspiradas na encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco, fizeram uma viagem a pé, à boleia e de comboio por oito países, onde visitaram comunidades que “estão a desbravar caminho na perspetiva da ecologia integral”. 

“Queremos que esta caminhada seja reflexo deste encontro que queremos nas nossas vidas e desafiamos outros a ir ao encontro na circunstância da vida de cada um de nós, de promovermos o diálogo, partilharmos visões, princípios e juntarmos forças, olhares e perspetivas e caminharmos juntos”, disse na altura Laura Marques à Agência ECCLESIA.

No contexto da ‘Semana Laudato Si’ (16 a 24 de maio), ‘On The Way’ é uma série de nove episódios, com apresentação diária às 15h00, que retrata o caminho de Ourém até Roma onde as duas ativistas portuguesas chegaram para o encerramento do Sínodo Especial para a Amazónia, que decorreu de 6 a 27 de outubro de 2019.

A organização católica FEC e a Associação Casa Velha explicam que a encíclica ‘Laudato Si’ marca um “pensamento transformador” e no atual momento de crise sanitária global, por causa do coronavírus Covid-19, a sua proposta “é mais relevante do que nunca”, é uma chave de leitura e de ação para “o futuro da humanidade e do planeta na recuperação pós pandemia”.

A ‘Semana Laudato S’i assinala o quinto aniversário deste documento ecológico e social do Papa Francisco e é uma iniciativa global que se destina a paróquias, comunidades religiosas, dioceses, escolas e outras instituições católicas, contando com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, com o Movimento Católico Global pelo Clima e o Renova+.

CB/OC

Especial: Sínodo da Amazónia leva duas portuguesas em «caminhada pela mudança» até ao Vaticano

 

Partilhar:
Share