Atividade quer envolver juventude da diocese e caminhar para a Jornada Mundial da Juventude em 2022

Foto: Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego

Lamego, 29 fev 2020 (Ecclesia) – O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens (DDPJ) de Lamego realiza hoje a atividade ‘ALIVE 1.0/3’, “alicerçada na Exortação Apostólica Cristo Vive”, a partir das 10H00, no Centro Paroquial de Moimenta da Beira.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o DDPJ Lamego explica que o encontro vai contar com “vários momentos de formação, realização de dinâmicas” e algumas oportunidades para “diálogo, debate e convívio” e termina pelas 15h30.

No ‘ALIVE 1.0/3 – Cristo vive e quer-te vivo’ os jovens da Diocese de Lamego vão conhecer também o ‘Hino Alive’, da sua Jornada Diocesana da Juventude, e um “pequeno filme”, em estilo animação, que resume “todos os passos” antes do Papa Francisco escrever a Exortação Apostólica ‘Cristo Vive’ e “a maneira como os jovens estiveram implicados nesse caminho”.

A equipa do Departamento da Pastoral de Jovens de Lamego quer “levar as palavras do Papa Francisco a todos os jovens da diocese” e fez uma publicação do documento do Papa acrescentando “alguns subsídios pastorais que são úteis nos vários encontros juvenis e na leitura individual”, como curiosidades, códigos QR, perguntas, cânticos, entre outros.

Segundo o comunicado, esta edição diocesana da exortação apostólica ‘Cristo Vive’ está a ser distribuída gratuitamente “a todos os jovens” que participam nos encontros do atual ano pastoral 2019/2020.

Neste contexto, o departamento da juventude explica que pretende que os jovens “tenham o livro na mão, o levem para casa e o possam ler, rezar, utilizar nas ações pastorais, aprofundar alguns temas em família”.

“O caminho para a JMJ Lisboa começa agora!!!”, destaca a equipa do DDPJ Lamego sobre a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude que a Igreja Católica em Portugal vai receber no verão de 2022.

Christus vivit’ (‘Cristo Vive’) é a exortação apostólica do Papa Francisco dedicada aos jovens que foi apresentada a 2 de abril de 2019.

O documento pós-sinodal tem nove capítulos e 299 pontos, foi assinada a 25 de março, no santuário mariano do Loreto (Itália), e deu sequência à assembleia do Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro de 2018, sobre a relação entre os jovens e a Igreja Católica, antecedido por um inquérito global que envolveu milhares de pessoas, crentes e não-crentes.

CB/OC

Partilhar:
Share