Cláudia Dias destaca necessidade de combater isolamento, reforçado pela pandemia

Lisboa, 22 jul 2020 (Ecclesia) – O grupo Jovens Sem Fronteiras (JSF) de Vila da Ponte, na Diocese de Lamego, vai promover a aproximação entre jovens e idosos, na 11ª edição do ‘Verão é Missão’, a partir das 15h00 deste domingo.

“Vamos fazer uma pequena caminhada, bastante curta, temos de zelar pelo bem-estar dos nossos idosos, com várias paragens onde vamos ser convidados a refletir sobre um tema e a fazer sempre dinâmicas que nos convidem à partilha”, explicou Cláudia Dias à Agência ECCLESIA.

O ‘Verão é Missão’ 2021 começa com a celebração da Eucaristia e continua de tarde.

No contexto pandémico, os jovens adaptaram o conceito desta atividade, que em 2020 foi online, e este ano “era imperativo fazer algo que unisse ainda mais à comunidade”.

Cláudia Dias, de 21 anos de idade, salientou que os JSF de Vila da Ponte consideram a iniciativa  ‘Faz Missão pelos Avós e os Idosos’ “uma excelente oportunidade”.

Fazemos missão e para relembrarmos que todos fazem parte de um só corpo e só juntos podemos fazer a diferença”.

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, em Lisboa, e as dioceses portuguesas convidam os jovens a participar “num grande movimento nacional” que os quer juntar aos avós e os idosos, dias 24 e 25 de julho.

Cláudia Dias assinala que a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa “não será só em 2023” mas há uma caminhada que pretendem realizar em comunidade diocesana e paroquial, por isso, “integrar os idosos e fazer atividades com eles é sempre importante”.

“Com esta pandemia refugiamo-nos muito mais em casa e os idosos também se isolaram para estarem mais protegidos e é importante fazê-los ver que estamos cá para o que eles precisarem”, observa.

“Uma das iniciativas que costumamos promover é levar o menino Jesus a casa dos idosos, dos doentes que não conseguem deslocar até à igreja no dia de Natal. Não foi possível no último Natal e sentimos que havia uma maior necessidade de estarmos mais junto das pessoas”, acrescenta a jovem dos JSF de Vila da Ponte.

O padre Luís Rafael Azevedo, diretor do Departamento da Pastoral de Jovens de Lamego (DDPJ) e coordenador do Comité Organizador Diocesano da JMJ Lisboa 2023, destaca também que o Grupo de Jovens de Cabaços vai visitar idosos e avós este sábado de manhã, e já têm agendada outra visita para entregar a fotografia que vão tirar neste ‘faz missão’.

À Agência ECCLESIA, o sacerdote, que é pároco de São Miguel de Oliveira do Douro e de Santa Marinha de Ramires – adianta que o grupo de jovens vai visitar os avós e essa iniciativa vai ter destaque na Missa de domingo, I Dia Mundial dos Avós e Idosos.

O Papa Francisco instituiu a celebração de um ‘Dia Mundial dos Avós e dos Idosos’, que se vai assinalar no quarto domingo de julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana (26 de julho).

CB/OC

 

Partilhar:
Share