Diretor do coro diocesano convida à participação na Jornada Nacional da Juventude e diz que «o importante é que ninguém se sinta excluído»

Lamego, 11 jul 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Lamego vai celebrar a Jornada Nacional da Juventude com um hino inédito criado de forma colaborativa numa oficina musical que juntou dezenas de participantes, no XIX Festival Diocesano da Canção.
“Foi um autêntico milagre aquilo que aconteceu naquela tarde”, confessou o diretor do coro diocesano, João Pedro Adrega, descrevendo o momento da composição, em entrevista à Agência ECCLESIA.
O REJOICE – Jornada Nacional da Juventude 2026 vai decorrer de 24 a 26 de julho, numa organização do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), e pelo Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego (DDPJL), em colaboração com as dioceses, congregações, movimentos e grupos de jovens.
João Pedro Adrega explicou que os jovens foram divididos em quatro grupos autónomos para escrever partes distintas da melodia, recordando a surpresa quando apresentaram as peças.
“Foi como se estivéssemos a falar de um puzzle”, refere, a respeito do hino, ‘Somos Um aos Pés da Cruz’.
A harmonia alcançada no espaço de hora e meia contrariou as expectativas da própria organização, com o professor de música a sublinhar que “é engraçado que isto bateu tudo certo”.
A letra da canção retrata as angústias contemporâneas, partindo de um “desencontro” inicial que procura traduzir o exato momento em que a luz da esperança transforma a vida quotidiana.
O entrevistado esclareceu que a ponte rítmica aborda a vacilação humana perante o sofrimento, frisando com naturalidade que “a dúvida faz parte da fé”.
João Pedro Adrega exigiu a aceitação das inquietações trazidas pelas novas gerações às dinâmicas pastorais, advertindo os animadores de que “ninguém pede que a fé seja algo que não se questione”.
O dinamizador pastoral elogiou o forte compromisso dos estudantes que prosseguem o Ensino Superior fora da região, enaltecendo o facto de as novas gerações regressarem ao território natal porque “não só voltam, como têm uma vida muito ativa na igreja”.
O responsável instou os peregrinos a deslocarem-se a Lamego, para esta jornada: “Vivam a fé connosco, para que sejamos verdadeiramente um, todos”.
João Pedro Adrega apelou ao envolvimento da comunidade civil nas tarefas logísticas de acolhimento, desde o controlo de entradas à prestação de socorro médico, sublinhando que “o importante é que ninguém se sinta excluído”.
O jovem lamecense lembrou a vivência simultânea dos 250 anos da dedicação da Catedral diocesana, deixando o “convite a todos os jovens que vierem ao Rejoice” para visitarem o monumento no seu tempo livre.
O Rejoice 2026 vai ter um coro com cerca de oito dezenas de elementos, englobando intérpretes lamecenses e estudantes universitários agregados no distrito do Porto.
A entrevista vai estar em destaque na emissão do Programa ECCLESIA, este domingo, na Antena 1 (06h00).
CB/OC
