Diretor do Departamento da Pastoral de Jovens quer «combater as desculpas» na preparação para a JMJ Lisboa 2023

Foto: Voz de Lamego – Grupo de Jovens Fonte Arcada

Lamego, 17 nov 2021 (Ecclesia) – O padre Luís Rafael, diretor do Departamento da Pastoral de Jovens de Lamego, contou à Agência ECCLESIA que o Dia Diocesano da Juventude vai ser marcado pelo festival da canção, com atividades e reflexões de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

“Nós apostamos que os nossos jovens tentem viver o domingo nas comunidades paroquiais e direcionámos a atividade para sábado à noite com o festival diocesano da canção”, refere à Agência ECCLESIA.

O sacerdote adianta que os jovens vão estar durante o dia em “testes de som e momentos relacionados com a JMJ Lisboa 2023”.

“À tarde teremos alguns momentos relacionados com a JMJ Lisboa 2023 e vamos ter celebrações e momentos de reflexão, workshops e dinâmicas para saborear melhor a noite”, afirma.

O padre Luis Rafael disse que “há dificuldades no terreno” porque os grupos de jovens não voltaram totalmente ao ativo e “os que não pararam durante os confinamentos são os mais motivados”.

“A nossa equipa de Pastoral de Jovens fez a avaliação no fim do ano pastoral e constatámos que trabalhámos mais até do que com atividades presenciais, vivemos todo o itinerário ‘Rise Up’ online, fizemos toda a adaptação, que nos deu muito trabalho mas muito gosto porque é sinal que estamos a preparar-nos para esta jornada, é um processo que começa”, aponta.

O jovem sacerdote já teve a experiência de viver a JMJ 2016, em Cracóvia (Polónia), “ainda como seminarista” e foi “aprendendo de tudo naqueles dias”, uma vez que já sabia que ia ser diretor da pastoral dos jovens.

Neste caminho de preparação para JMJ Lisboa 2023, o responsável defende que se tem de “combater as desculpas”.

“Queremos combater as desculpas, porque uma pessoa diz: é no Panamá, é muito longe, ah é em Lisboa, é muito perto, então queremos combater isso, temos de arranjar razões para estar e temos todas as razões para ir e levar os nossos jovens”, salienta.

O Dia Mundial da Juventude, este ano celebrado em cada diocese na solenidade de Cristo-Rei, a  21 de novembro, por indicação do Papa Francisco, é o mote para os programas de rádio ECCLESIA desta semana, na Antena 1 da rádio pública, de segunda a sexta-feira, pelas 22h45.

SN

Partilhar:
Share