Francisco enviou mensagem a encontro mundial das Comissões Justiça e Paz

Cidade do Vaticano, 17 nov 2021 (Ecclesia) – O Papa disse hoje que a pandemia deixou questões por responder, apelando à intervenção das Comissões Justiça e Paz de todo o mundo, reunidas de forma digital até esta quinta-feira, por iniciativa do Vaticano.

“A crise atual revelou numerosas contradições do sistema económico e político, enquanto persistem desafios por resolver, que requerem o empenho conjunto de numerosos atores”, indicou Francisco, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

“Exorto-vos a enfrentar estas questões também em colaboração com outras realidades eclesiais e civis, locais, regionais e internacionais, empenhadas na promoção da justiça e da paz”, acrescentou o Papa, dirigindo-se aos participantes.

O evento, promovido pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, visa partilhar experiências, avaliações e propostas nesta fase de crise global, à luz das encíclicas ‘Laudato si’ e ‘Fratelli tutti’, de Francisco.

O Papa apontou a preocupação ecológica, a fraternidade e a amizade social como caminhos para o “desenvolvimento integral”.

“Encorajo-vos a levar por diante este trabalho com esperança, determinação e criatividade. Faço-o sabendo bem quanto é difícil o contexto atual, caraterizado pela crise sanitária e social devido à pandemia de Covid-19 e por antigos e novos focos de conflito”, concluiu.

O Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral convocou especialistas e representantes das Conferências Episcopais do mundo, com a participação da Pastoral Social, da União dos Superiores Gerais e das coordenações regionais da Cáritas.

OC

Partilhar:
Share