«Pretendemos um momento de encontro de evangelização e de evangelizadores» – Pedro Lavrador

Foto ACR Youth Festival

Aveiro, 26 jul 2019 (Ecclesia) – A Ação Católica Rural (ACR) está a dinamizar ‘ACR Youth Festival’, que propõe reflexão, música, desporto e oração, a todos os jovens no tema ‘Faz-te mensagem’, entre hoje e este domingo, no Colégio do Calvão, na Diocese de Aveiro.

“Somos as testemunhas do mundo hoje, somos chamados a evangelizar os jovens pelos jovens, os adultos pelos adultos, as crianças pelas crianças, e pretendemos que seja um momento de encontro de evangelização e de evangelizadores, de fermento”, disse responsável nacional da ACR, Pedro Lavrador, em declarações à Agência ECCLESIA.

Entre hoje e domingo, o programa do primeiro ‘ACR Youth Festival’ propõe música, workshops, oração e desporto e Ana Noro, da equipa de organização do evento, afirma que “Deus está presente em todas as coisas” e “querem mostrar isso”.

“É possível ser-se jovem, viver e ser feliz tendo sempre Jesus Cristo connosco e a mensagem de Deus. Fazemos mensagem uns com os outros e esta mensagem que queremos fazer também se estende a todos os jovens que não fazem parte do movimento porque o nosso carisma é a evangelização”, desenvolveu a jovem do ACR.

Ana Noro explica que o programa do festival tem “todas as vertentes direcionadas para os jovens”, nos workshops vão ter diversos temas, como redes sociais e evangelização, ‘música na liturgia, ‘risoterapia’, ‘nutrição’, ‘Geração JMJ’, ‘técnicas de autodefesa’, ‘fotografia’.

O ‘ACR Youth Festival’ vai também promover o desporto com torneios de voleibol e de futebol, por exemplo, os concertos contam com a banda de música de mensagem cristã ‘Spiritus’, ligada aos Dehonianos, a ‘Banda da Paróquia’ da Diocese de Coimbra, e o grupo ‘Maresia’, que “nasceram da vivência Escutista”, a “terminar a noite” dois Djs – BlackAlive e Rui Silva – antes de “um fogo de Deus em que todos são chamados a intervir”.

O responsável nacional do movimento destaca que esta iniciativa é “de diversão, de música e de convívio” mas também vai ter um “grande momento e simbolismo de um Deus andarilho” com o seu povo.

“Este festival vai ser maioritariamente em tendas e vamos ter uma grande tenda, da oração, e já estou a ver a placa que vamos ter: ‘E Deus acampou entre nós’”, acrescentou Pedro Lavrador, da Diocese de Coimbra.

Foto ACR Youth Festival

O Colégio do Calvão, na Diocese de Aveiro, recebe o ‘ACR Youth Festival’ que, segundo o entrevistado tem “condições naturais muito bonitas”, como uma “pequena mata” e “um laguinho” onde podem “acampar em contacto com a natureza”, com “a vantagem” de terem uma “cozinha de apoio, instalações logísticas, acesso à eletricidade, casas de banho”, que “garantem os mínimos de sobrevivência da sociedade hoje”.

Com o tema ‘Faz-te mensagem’, Ana Noro realça que “todo o festival é feito por jovens”, sem esquecerem as redes sociais – Facebook, Instagram, Twitter – e vão estar “em constante atualização e movimento” com os jovens que não podem participar com “alguns momentos transmitidos online em tempo real”.

Pedro Lavrador explica ainda que a ideia do festival está a “germinar há alguns anos” no movimento e “foi surgindo a necessidade de adaptar, encontrar” e “procurar responder ao desafio do Papa Francisco” de saírem e procurarem “falar as linguagens novas, da juventude”.

Ação Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933; É um Movimento “formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua ação adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da Ação Católica dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de Revisão de Vida – ver, julgar, agir.

SN/CB

 

Música: Acção Católica Rural promove o “Youth Festival” – Emissão 03-07-2019

Partilhar:
Share