Jubileu: Papa propõe dia de retiro espiritual para organismos caritativos

Iniciativa vai acontecer em todas as dioceses, durante a Quaresma

Cidade do Vaticano, 27 jan 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco quer que os vários organismos caritativos da Igreja Católica promovam um dia de retiro espiritual durante a próxima Quaresma, assinalando o Jubileu da Misericórdia.

“A jornada, que deve acontecer em cada diocese durante a próxima Quaresma, será uma ocasião para refletir sobre o chamamento a ser misericordiosos como o Pai”, disse hoje, na audiência pública que decorreu na Praça de São Pedro.

A iniciativa vai ser coordenada a nível global pelo Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ (Santa Sé), a quem compete organizar as orações, as reflexões e todo o material necessário.

“O Conselho Pontifício ‘Cor Unum’, por ocasião do Jubileu da Misericórdia, promoveu uma jornada de retiro espiritual para as pessoas e os grupos empenhados no serviço da caridade”, explicou Francisco.

Os materiais estão disponíveis no site www.corunum.va.

“Convido a acolher esta proposta, utilizando as indicações e subsídios preparados pelo Cor Unum”, concluiu o Papa.

O secretário deste dicastério, D. Giampietro Dal Toso, disse à Rádio Vaticano que existem “inúmeras instituições, grupos, organismos que trabalham na caridade e que são testemunhas da caridade, servindo as pessoas”.

“Também temos consciência, no entanto, de que podemos ter misericórdia apenas se recebemos misericórdia: essa é a chave para entender o sentido deste grande retiro que queremos que se realize na Igreja, a nível local”, precisou.

O porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, referiu-se à iniciativa proposta pelo Vaticano, no final da última reunião do Conselho Permanente da CEP, em Fátima, como um dos exemplos do que está ser feito para uma “vivência concreta” do terceiro ano santo extraordinário na história da Igreja Católica.

A Quaresma que se inicia com a celebração de Cinzas (10 de fevereiro, em 2016), é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top