João Paulo II: Fátima assinala beatificação

Vigília internacional de oração une Cova da Iria a santuários e basílicas em Itália, México, Tanzânia, Polónia e Líbano

Fátima, Santarém, 30 abr 2011 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima associa-se “em júbilo” às celebrações e iniciativas que estão a ser preparadas para assinalar a beatificação de João Paulo II, incluindo uma vigília mundial de oração.

Esta última iniciativa decorre hoje, unindo cinco locais de culto dedicados à Virgem Maria, em todo o mundo, a partir das 19h00 de Lisboa, numa organização do vicariato de Roma.

Intitulada “Totus Tuus – Vigília de Oração em preparação da beatificação de João Paulo II”, a celebração vai unir à capital italiana a Basílica de Guadalupe, no México; o Santuário de Kawekamo, na Tanzânia; Cracóvia, na Polónia; o Santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Beirute, e o Santuário de Fátima.

Em cada uma destas cidades será recitado uma parte do rosário, difundido em tempo real pelo Centro Televisivo do Vaticano, cabendo a Fátima o último dos cinco mistérios, cuja intenção de oração é a Igreja.

A meditação que acompanha o mistério é extraída da homilia que João Paulo II proferiu no santuário da Cova da Iria a 13 de maio de 1982, durante a sua primeira visita a Portugal, assinala o guião da celebração a que a Agência ECCLESIA teve acesso.

“Em conformidade com a tradição de muitos séculos, a Senhora da mensagem de Fátima indica o terço – o rosário – que bem se pode definir “a oração de Maria”: a oração, na qual Ela se sente particularmente unida connosco. Ela própria reza connosco”, afirmou o Papa polaco.

“Com esta oração do terço – prosseguiu João Paulo II na homilia que hoje vai ser recordada – se abraçam os problemas da Igreja, da Sede de São Pedro, os problemas do mundo inteiro. Além disso, recordam-se os pecadores, para que se convertam e se salvem, e as almas do Purgatório”.

Os restantes quatro mistérios vão ter como intenção de oração os jovens, a família, a evangelização e a “esperança e a paz dos povos”.

“O Santuário de Fátima acolheu com muita alegria o convite para esta oração, porque será mais um momento para lembrar e homenagear João Paulo II”, assinala um comunicado oficial divulgado na página do Santuário na Internet.

D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, preside em Fátima a este momento, desde a Capelinha das Aparições.

A 1 de maio, dia da beatificação de João Paulo II, o Santuário promove a realização de um concerto, a partir das 16h00, na basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, este recinto vai acolher a 13 de maio uma “grande celebração nacional de ação de graças” pela beatificação.

Notícia atualizada em 30/4/2011, 9h45.

OC/RM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top