Braga: Sameiro celebra em festa beatificação de João Paulo II

Lisboa, 30 abr 2011 (Ecclesia) – A Confraria de Nossa Senhora do Sameiro (Braga) ultima a preparação da festa da beatificação do Papa João Paulo II, agendada para hoje e domingo.

Segundo o site da diocese de Braga, “a estátua de João Paulo II será adornada com flores; a escadaria que se espraia diante da Basílica será iluminada; na Casa João Paulo II e no espaço que medeia as estátuas do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria aparecerão imagens do Pontífice em grande formato”.

Para hoje, com início às 21h, está marcada a Procissão entre o Bom-Jesus e o Sameiro que vai ser “animada pelos jovens, a quem o saudoso Papa tantas vezes se referiu e por quem nutria especial carinho”.

Já no Sameiro, junto à estátua de João Paulo II, haverá uma “breve paragem e os peregrinos terão aí uma surpresa” – lê-se no site.

No domingo, a Eucaristia é celebrada às 16h e a liturgia será orientada pela Pastoral Familiar pois, “como é sabido, o Papa, no Sameiro, falou essencialmente às famílias, às nossas famílias”.

Além dos Arautos do Evangelho, o coro dessa Eucaristia será integrado por 10 coros da diocese de Braga.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o cónego José Paulo Abreu salienta que a visita que o papa polaco fez à cidade de Braga (maio de 1982) “foi única para os bracarenses” e não vão deixar passar em branco o dia 1 de maio.

Para assinalar a efeméride a diocese está a mobilizar-se com a realização de três iniciativas: “uma exposição fotográfica; colocação de faixas na cidade com a mensagem que João Paulo II deixou e uma grande celebração”, disse o deão do cabido de Braga.

A exposição fotográfica documenta “toda a viagem que o Papa fez em Braga, da chegada à estação de caminho de ferro até ao Sameiro”, frisou.

As fotos mostram também os imprevistos da visita: “O mau tempo, o atraso e a louça da albergaria do Sameiro que não chegou a ser utilizada”, salienta o cónego José Paulo Abreu.

Para além das peças que “marcam e têm a coreografia daquele dia”, o deão do cabido refere que serão colocadas faixas nas artérias da cidade para recordar a “passagem de João Paulo II” pela cidade dos arcebispos.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top