João Paulo II: Espaço aéreo do Vaticano fechado num raio de 18 quilómetros durante dia da beatificação

13 câmaras de vigilância vão acompanhar peregrinos na Praça de São Pedro

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 29 abr (Lusa) – O espaço aéreo sobre o Vaticano vai estar fechado no próximo domingo num raio de 18 quilómetros, por ocasião da beatificação de João Paulo II, anunciou hoje a Entidade Nacional para a Aviação Civil italiana.

Esta é uma das medidas de segurança e de ordem pública previstas para a celebração, que deve trazer a Roma várias centenas de milhares de pessoas de todo o mundo, e vai ser aplicada entre as 05:00 e as 16:00 do dia 1 de maio.

Neste contexto, o segundo aeroporto romano, em Ciampino, vai fechar entre as 13:00 e as 17:00 a “atividades comerciais”, estando previstos atrasos e mesmo cancelamento de voos.

No Vaticano, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, adiantou hoje que a praça de São Pedro e a avenida que lhe dá acesso, a Via della Conciliazione, estará fechada desde as 13:00 de sábado até às 05:30 de domingo, altura em que os peregrinos vão poder aceder ao local.

A Praça de São Pedro vai ser vigiada por 13 câmaras de segurança e, desde o último dia 25, as autoridades italianas têm intensificado as revistas de pessoas e bagagens nos aeroportos e estações de comboio.

Mais de dois mil agentes vão patrulhar o Vaticano, ao longo de tês anéis de segurança em volta da Praça, sendo já hoje visíveis as passagens da polícia pelo rio Tibre, nas redondezas.

As autoridades municipais de Roma, por outro lado, anunciaram, em conferência de imprensa, as medidas tomadas para fazer face à previsível chegada de milhares de visitantes, incluindo um “plano excecional de transportes públicos”, com a abertura das linhas de metro até às 01:30 de domingo.

O programa completo das celebrações ligadas à beatificação inicia-se a 30 de abril com uma vigília ao ar livre, no Circo Máximo de Roma, momento em que haverá uma ligação em direto a cinco locais de culto dedicados à Virgem Maria, em todo o mundo, incluindo o santuário de Fátima.

A missa da beatificação decorre na Praça de São Pedro, a partir das 10:00 (menos uma hora em Lisboa), com entrada livre ao local a partir das 05:30.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top