Escolas, hospital e casas de saúde, estabelecimento prisional e Universidade vão acolher peregrinação

Funchal, 30 abr 2022 (Ecclesia) – O Comité organizador Diocesano (COD) do Funchal está a organizar a receção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude que vão peregrinar nas ilhas do Funchal e Porto Santo, a partir do dia 6 de maio.

A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani vão estar na diocese do Funchal até ao dia 25.

Os símbolos vão iniciar a peregrinação no arciprestado de Santa Cruz/ Machico, nos dias 7 e 8, e transitam no dia 9 para o arciprestado de Santana, segundo o programa apresentado no site.

No dia 11, já no arciprestado de São Vicente/Porto os símbolos passarão na Escola Secundária Francisco Franco, e depois pelo Colégio do Infante, pelas 11h30.

Nesse dia a cruz e o ícone vão ser recebidos na paróquia de Nossa Senhora do Monte, às 12h.

No dia 12, a cruz e o ícone de Nossa Senhora deslocam-se à Escola Jaime Moniz, à Casa de Saúde de Câmara Pestana, e chegarão ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Cabo Girão, para a recitação do Terço às 20h seguida de uma celebração eucarística.

No dia 13, os símbolos estarão na Escola Apresentação de Maria, seguindo depois para a Escola da APEL, o Hospital Dr Nélio Mendonça – o Hospital central do Funchal.

No Dia diocesano das Famílias, os símbolos farão também parte da festa, a ter lugar na paróquia do Arco da Calheta.

Para além de diversas atividades nas paróquias, o programa apresenta, para dia 16, a presença dos símbolos na Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, também na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Escola Básica 2º e 3º Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade; no dia 18 irão à Universidade da Madeira e à Fundação Hospício Dona Maria Amélia.

O programa prevê também uma visita ao Estabelecimento Prisional do Funchal, no dia 19, que transitará depois para o Colégio dos Salesianos e para a Escola Básica Dos 2°e 3° Ciclos de Santo António.

No dia 20, data em que os símbolos partem para a ilha do Porto Santo e onde estarão até ao dia 22, vistam ainda o Colégio de Santa Teresinha e a Casa de Saúde da Sagrada Família.

Nos dias 23 e 24, com a chegada dos símbolos à Sé do Funchal, vai ser dinamizada uma evangelização de rua com a cruz na cidade.

No dia 24 será o encerramento da peregrinação dos símbolos na diocese do Funchal com missa na igreja do Colégio, pelas 19h30, e com a realização de um arraial.

LS

Notícia atualizada a 2 de maio

Partilhar:
Share