Fundação JMJ Lisboa 2023 e Instituto Politécnico de Leiria prepararam informação sobre a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora

 

Lisboa, 29 jan 2021 (Ecclesia) – A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 e o Instituto Politécnico de Leiria lançaram informação sobre os símbolos da JMJ em escrita fácil com pictogramas, braile, e Língua Gestual Portuguesa.

“Estes conteúdos irão acompanhar a peregrinação que a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora vão realizar pelas dioceses de Portugal, por Espanha e pelos PALOP quando a situação sanitária o permitir”, indica uma nota da organização da JMJ 2023.

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de Leiria produziu um folheto explicativo dos símbolos da JMJ, traduzida também em Língua Gestual Portuguesa.

A Cruz da JMJ foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens em abril de 1984 e marcou o início de uma peregrinação da juventude de todo o mundo; em 2000, o mesmo pontífice confiou aos jovens uma cópia do Ícone de Nossa Senhora ‘Maria Salus Populi Romani’.

A JMJ realiza-se, anualmente, a nível local (diocesano) no Domingo de Ramos (ou em data a definir por cada diocese), alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

OC

JMJ 2023: Jovens portugueses recebem os símbolos das Jornadas, «passo importante» rumo a Lisboa (c/fotos)

Partilhar:
Share