Jesuítas: Três projetos inovadores da congregação em Portugal recebem apoio de 122 mil euros

Lisboa, 09 nov 2016 (Ecclesia) – Três novos projetos da Companhia de Jesus em Portugal foram apoiados com o prémio BPI Solidário, no valor de 122 mil euros, pela sua relevância para a causa social e humana, neste caso ao serviço das populações migrantes e dos desempregados.

De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, as iniciativas em causa vão ser implementadas pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados, pelo Centro Social da Musgueira e pelo Centro Comunitário São Cirilo.

"Corações de mãe" é o nome do projeto a ser desenvolvido pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados e está ligado à promoção das competências parentais e profissionais de mulheres imigrantes ou refugiadas.

No caso do Centro Comunitário São Cirilo, foi distinguida a iniciativa “Bê-á-bá Doméstico”, que será dirigida a 32 mulheres imigrantes, com baixa escolaridade e/ou sem reconhecimento de qualificações, que se encontram em situação de exclusão social por desemprego ou emprego precário.

Quando ao projeto do Centro Social da Musgueira, tem como nome “Dar Alta” e por base o desenvolvimento de formações certificadas e qualificantes em Geriatria e Apoio à Comunidade.

O público-alvo é constituído sobretudo por mulheres, residentes na Alta de Lisboa, desempregadas de longa duração e com baixas qualificações.

Este projeto prevê workshops, sessões mensais individuais de coaching e a integração profissional efectiva de 50 desempregados.

O montante global do prémio BPI Solidário, que servirá para a implementação destes e de outros projetos em mais de uma dezena de instituições, ronda os 500 mil euros.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top