
Cidade do Vaticano, 22 mai 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV vai visitar este sábado a Diocese de Acerra, no sul da Itália, para manifestar proximidade às vítimas da poluição ambiental, assinalando o aniversário de publicação da ‘Laudato Si’, encíclica de Francisco.
As associações locais de defesa dos direitos cívicos consideram que a presença do pontífice constitui um travão contra o “negacionismo” das autoridades face aos severos problemas de saúde pública.
“Servirá para convidar as autoridades a não caírem novamente na armadilha do negacionismo, do derrotismo”, sublinhou ao portal de notícias do Vaticano a advogada Valentina Centonze, presidente da associação que acompanha a execução da sentença do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
A comunidade médica local associa o desastre ecológico ao aumento drástico das taxas de mortalidade por cancro, decorrente da contaminação deliberada das águas subterrâneas com resíduos industriais perigosos.
“No âmbito de todos os 540 municípios da Campânia, a soma de todos os tumores, tanto por incidência como por mortalidade, coloca o distrito de Acerra nos primeiros lugares”, alertou o oncologista Antonio Marfella, que vai acompanhar famílias afetadas no encontro com o Papa.
O Papa regressa à Campânia, após ter visitado Nápoles a 8 de maio.
O itinerário oficial divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé indica que o helicóptero aterra no campo desportivo local às 08h45 (menos uma em Lisboa), seguindo-se um encontro na catedral diocesana entre Leão XIV e as famílias das vítimas.
O pontífice preside depois a um encontro com os autarcas e os fiéis na Praça Calipari, antes de iniciar a viagem de regresso ao Vaticano ao meio-dia.
Acerra, situada na ‘Terra dei Fuochi’, uma zona entre Nápoles e Caserta, é conhecida pela eliminação ilegal de resíduos tóxicos e pela queima de plástico e materiais industriais.
Esta era uma viagem desejada pelo Papa Francisco, que não a concretizou por motivos de saúde, e está ligada ao seu ensinamento sobre o ambiente, consagrado na encíclica ‘Laudato Si’, de 2015.
OC
Igreja/Ambiente: Semana Laudato Si’ convida a passar «da esperança à ação»
