http://www.confhic.com/

No próximo sábado, 21 de maio, no estádio do Restelo em Lisboa, acontecerá a cerimónia de beatificação da Irmã Maria Clara do Menino Jesus. Assim, como forma de nos juntarmos a este grande acontecimento para a Igreja de Portugal, esta semana propomos uma visita ao sítio das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Recentemente inaugurado, este espaço virtual tem como objetivo principal o de “ aproveitar as potencialidades de uma era de aproximação, num profundo desejo de contribuir para um maior conhecimento da Boa Nova de Jesus Cristo”, tornando-se assim, numa “tenda aberta a todos os cibernautas”.

Ao entrarmos no sítio desta congregação, encontramos um ambiente agradável e muito bem desenhado, onde as habituais notícias e destaques estão em primeiro plano. Caso pretenda saber um pouco mais acerca destas religiosas, desde o porquê do seu nome, à sua história, passando pelos seus fundadores, basta clicar em “apresentação”. Na opção “carisma”, podemos aprofundar mais acerca do carisma desta vida religiosa que se “manifesta em três dimensões: a espiritualidade, a missão e a instituição”.

Na opção “o que fazemos”, descobrimos o que estas irmãs realizam ao nível da educação, da ação pastoral, da saúde, da ação social e da ação missionária. Convém sublinhar quem em todas estas páginas, existe um vídeo que nos ajuda a perceber melhor o labor desta congregação. Se eventualmente quiser saber onde é que se encontram as suas casas, basta aceder a “onde estamos”, descobrindo que esta congregação está presente nos quatro cantos do mundo.

Em “família secular fh”, descobrimos que existe um movimento de leigos que “, aprofundam a sua vocação cristã, vocação à santidade, na vivência e testemunho do Carisma da Hospitalidade”. Um espaço muito valorizado e bastante atual é o item “galeria”, onde pode ver fotografias dos diferentes momentos vividos por estas religiosas, ouvir as músicas compostas pelas Irmãs hospitaleiras, aceder a algumas apresentações e ainda assistir a diversos vídeos.

Fica então a sugestão de visita virtual ao espaço desta congregação e percebermos esta forma, tão rica e profunda, de vida consagrada. “Vem! A tua presença encher-nos-á de alegria e de esperança!”

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Share