Porto, 27 jun 2020 (Ecclesia) – A Diocese do Porto e Banco Alimentar contra a Fome vão realizar este sábado e domingo uma campanha solidária de recolha de alimentos nas paróquias.

O jornal diocesano ‘Voz Portucalense’ informa que o Banco Alimentar Contra a Fome vai contactar as paróquias da Diocese do Porto para “agilizar a melhor forma de resposta a esta iniciativa”.

campanha solidária de recolha de alimentos com a Diocese do Porto vai realizar-se no último fim de semana deste mês, nos dias 27 e 28 de junho.

Os Bancos Alimentares Contra a Fome em Portugal já realizaram a primeira campanha de recolha de alimentos de 2020, este ano através de vales nos supermercados e online, sem ajuda de voluntários por causa da pandemia, de 21 a 31 de maio.

Os 21 Bancos Alimentares em atividade em Portugal distribuíram 23.382 toneladas de alimentos – com o valor estimado de 31,7 milhões de euros -, num movimento médio de 93,5 toneladas por dia útil, assistindo 2400 instituições, em 2019.

Este ano, “há muitos mais pedidos de apoio” por causa da pandemia de Covid-19 e contabilizou “à volta de 59 mil pessoas” que se somam as 380 mil” que já ajudavam, explicou Isabel Jonet, presidente dos Bancos Alimentares Contra a Fome, à Agência ECCLESIA, a 12 de maio.

O Banco Alimentar foi criado em Portugal em 1991 com a missão de “lutar contra o desperdício e distribuir apoio a quem mais precisa de se alimentar”, em parceria com instituições de solidariedade e com base no trabalho voluntário. E a rede (21) está nas zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Madeira, Zona Oeste, Portalegre, Porto, S. Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu.

CB

Partilhar:
Share