Igreja: Rádio Vaticano apoia internacionalização do Festival «Terras sem Sombra»

Emissora católica promove Baixo Alentejo como destino artístico e paisagístico

Beja, 06 mar 2017 (Ecclesia) – O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA) que dinamiza o Festival ‘Terras sem Sombra’, anunciou que a Rádio Vaticano se associou ao evento, considerado de referência nas áreas do património, música e biodiversidade.

“É a primeira vez que temos a Rádio Vaticana connosco, no âmbito de uma parceria internacional, e consideramos esta colaboração um sinal importante, vindo de Roma, para o que está a ser feito”, explica o diretor o DPHA, José António Falcão.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja afirma que o apoio da Rádio Vaticano ao Festival ‘Terras sem Sombra’ (FTSS) constitui uma oportunidade de “maior alcance” para divulgar a iniciativa no plano global e internacionalizar o Alentejo.

“Trata-se igualmente de um sinal de apreço pelo esforço que a região tem vindo a fazer, desde há décadas, na salvaguarda do património religioso em territórios de baixa densidade, unindo-o à promoção de uma reflexão sobre o papel da espiritualidade na arte e à nobre causa da conservação da natureza”, desenvolve a organização que dinamiza um festival que alia património, música e biodiversidade.

A parceria com a Rádio Vaticano, segundo o DPHA, vai permitir uma “cobertura regular” das atividades do FTSS e existe o objetivo que possa ser “alargada a outros projetos”, como a radiodifusão de concertos.

A crítica da especialidade considerou o Festival ‘Terras sem Sombra’ foi considerado o “quinto melhor festival” de música clássica do mundo e foi realçada a sua ligação às comunidades locais, a valorização do território e a “salvaguarda dos monumentos religiosos e dos santuários da vida selvagem uma prioridade”.

O FTSS foi fundado em 2003 pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e atualmente é uma iniciativa da sociedade civil que conta com a parceria da associação Pedra Angular e o apoio dos municípios, do Turismo do Alentejo, das direções regionais da Cultura e da Conservação da Natureza e Floresta, entre outras.

A Rádio Vaticano é a emissora da Santa Sé, com sede no Estado do Vaticano, e é instrumento de comunicação e de evangelização que foi inaugurada pelo Papa Pio XI com a mensagem ‘Qui arcano Dei’, a 12 de fevereiro de 1931, transmitido em todo o mundo; A emissora católica foi projetada por Guglielmo Marconi.

A 13.ª edição do ‘Terras sem Sombra’ intitulada ‘Do espiritual na arte – Identidades e práticas musicais na Europa dos séculos XVI-XX’ esteve este sábado e domingo, dias 4 e 5, em Odemira e começou a 11 de fevereiro, em Almodôvar.

O evento vai passar ainda por Sines, Santiago do Cacém, Ferreira do Alentejo, Odemira, Serpa, Castro Verde e Beja e termina com a entrega do prémio internacional ‘Terras sem Sombra’, pelas 18h30 de 1 de julho, no Centro de Artes de Sines.

O Festival ‘Terras sem Sombra’ destaca um produto-chave regional para a economia local, que este ano é o azeite da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top