Liturgia: «DB Canto» apresentou um CD com salmos da Quaresma e da Páscoa

Temas do disco «Saboreai e vede» apoiam projeto solidário «Reconstruir sorrisos» dos Salesianos em Mirandela

Reguengos de Monsaraz, 06 mar 2017 (Ecclesia) – O duo DB Canto apresentou este domingo o Cd ‘Saboreai e Vede’, com salmos para os tempos litúrgicos da Quaresma e da Páscoa, num concerto na igreja matriz de Reguengos, na Diocese de Évora.

“Esta diversidade e a escolha não foi fácil mas em ligação com as edições (Salesianas) escolhemos três tempos – Quaresma, Tríduo Pascal e a Páscoa. Estes salmos não se cingem só a estes tempos são transversais e ajudam sempre em todo o esplendor de Deus e escolher o caminho certo”, disse Miguel Vilela à Agência ECCLESIA.

Os arranjos apresentam o estilo clássico, o jazz, o pop e também o blues, onde a guitarra, a bateria e o baixo são acompanhados, por exemplo, pelos violinos, o órgão e o violoncelo.

A diversidade de estilos vai de encontro “à união das pessoas” que participaram no projeto porque começaram com duas e terminaram “70 pessoas entre músicos e coros”.

“Não fazia sentido ter um estilo musical, cada um de nós tem o seu estilo. Nós gostamos de muitos e a ideia foi se conseguirmos diversificar o estilo musical se calhar vamos conseguir que estas musicas sejam cantadas, evangelizadas por mais pessoas de uma forma mais moderna”, desenvolveu o entrevistado.

Para além de Miguel Vilela, o duo DB Canto ficam completo com Gi Coelho e nos concertos de apresentação – Porto, Lisboa e Évora – às suas vozes associaram-se os coros Salesianos dessas zonas, que possibilitou que as pessoas “aprendam as músicas e as cantem”.

A venda do novo trabalho do duo DB Canto tem também um fundo solidário e por cada cd vendido vai ser doado 1 euro para o projeto solidário ‘Reconstruir sorrisos’, para a reconstrução do dormitório do lar juvenil dos Salesianos em Mirandela, na Diocese de Bragança-Miranda.

Neste contexto, surge também um concerto com “uma responsabilidade um bocado grande” no dia 19 de março, Dia do Pai, quando o duo apresentar o trabalho no Auditório Municipal de Mirandela com a Orquestra Energia da Fundação EDP, onde estão crianças apoiadas pelos Salesianos.

“Estamos a doar um euro para esse projeto. Tem corrido muito bem e vamos dar o feedback em Mirandela”, acrescentou Miguel Vilela apelando à adesão das pessoas porque querem encher a sala nesse concerto”.

“A nossa grande preocupação é evangelizar”, assinalou após o concerto deste domingo, na igreja matriz de Reguengos.

À Agência ECCLESIA, Gi Coelho contextualizou que o duo é composto por um casal casado há 11 anos e que se conheceu quando eram catequistas e andava no grupo de jovens no Centro Juvenil do Colégio dos Órfãos no Porto.

“A ligação à música sempre esteve na nossa vida ao serviço da Igreja, era dessa forma que colocávamos os nossos dons e o que tínhamos para dar aos outros”, acrescenta.

O nome ‘DB Canto’ foram buscá-lo ao fundador dos Salesianos, Dom Bosco, porque é algo que os identifica e querem “transportar” para onde forem e considera que a música que fazem “é muito atual” e capaz de “agradar aos jovens e às crianças de hoje”.

Miguel Vilela explica ainda que o CD surge na sequência de um projeto guardado na gaveta “desde 2004 com o primeiro salmo” que compuseram que foi “saboreai e vede” para o coro a que pertenciam.

Desta forma, quando as Edições Salesianas desafiaram o casal para gravar o novo trabalho decidiram que era com esse salmo que queriam “continuar a caminhar”.

‘Saboreai e vede’ conta ainda com a participação de artistas católicos como a Banda Jota e cantautora Claudine Pinheiro, ligada ao Movimento Juvenil Salesiano.

CB/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top