Igreja/Portugal: Conferência Episcopal pronta para «toda a colaboração» com comissão independente sobre abusos sexuais (c/vídeo)

Bispos ultimam constituição de grupo coordenador nacional para trabalho com as comissões diocesanas

Fátima, 14 dez 2021 (Ecclesia) – O secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse hoje em Fátima que a instituição quer prestar “toda a colaboração” à Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Menores na Igreja Católica, apresentada no início de dezembro.

“Da parte da Igreja há este sentido, que só pode ser de toda a colaboração para que sejam apuradas todas as situações e se clarifique e ultrapasse este terrível drama”, referiu o padre Manuel Barbosa, em conferência de imprensa, após o final da reunião mensal do Conselho Permanente da CEP.

A comissão independente vai promover a 10 de janeiro uma nova conferência de imprensa, com a presença do coordenador, Pedro Strecht, e os vários membros do organismo.

“A comissão está a trabalhar, a afinar processos e metodologias, que irão anunciar”, indicou o porta-voz dos bispos católicos.

Questionado sobre a articulação desta comissão independente com as várias estruturas diocesanas, o padre Manuel Barbosa indicou que “os organismos estão em colaboração, ao dispor para o que for necessário”.

O sacerdote adiantou ainda que no início de 2022 vai ser anunciado o grupo coordenador nacional, a ser criado a partir das comissões diocesanas, “numa linha de preparar formações, manuais comuns” e “afinar critérios” que já existem.

Este grupo foi anunciado em novembro, no final da 201ª Assembleia Plenária da CEP, assumindo a missão de “reforçar e alargar” o atendimento de casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero, institutos religiosos ou em instituições eclesiais.

A comissão visa o “acompanhamento a nível civil e canónico” das vítimas e “o estudo em ordem ao apuramento histórico desta grave questão”, sendo ainda criado “um ponto de escuta permanente a nível nacional”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top